Câmara quer explicações do diretor do CIMU sobre cancelamento de linhas
Questionado pelo Riomafra Mix, na época, o órgão justificou a baixa demanda como motivo do cancelamento das linhas de ônibus aos domingos.


Um requerimento apresentado Câmara de Vereadores de Mafra quer esclarecimentos do diretor do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU), Robinson Feres.
O documento, assinado por três vereadores, foi lido na sessão desta segunda-feira (6) e busca explicações sobre o cancelamento de linhas do transporte público urbano.
Um dos autores do requerimento, o vereador Jonas Heide (PL), cobrou de forma incisiva as decisões do CIMU, que segundo ele, aconteceram no “apagar das luzes de 2022”.
“No fim do ano passado, com o pires na mão, pedindo uma subvenção, veio aqui o diretor do CIMU, Robinson Feres. E disse aos vereadores que nenhuma alteração nos horários das linhas de ônibus seria feita; e caso ocorresse, a Câmara seria a primeira a ser informada e consultada para referendar isso. O que aconteceu? No apagar as luzes de 2022, o CIMU foi lá e cortou algumas das principais linhas nos sábados e domingos, deixando desguarnecida a população que utiliza dessas linhas para trabalhar”, destacou Jonas.
Para o vereador, a decisão foi uma incongruência. “Quando não tinham a subvenção, eles faziam as linhas. Agora que eles têm, vão lá e diminuem os horários. Esse requerimento urge nesta casa. Ele vem aqui, dá a palavra que não tem e depois nós vereadores, no final do ano, somos bombardeados de mensagens da população indignada. Nós fizemos nosso dever de casa e uma pessoa como essa que não tem sensibilidade nenhuma com a população me faz isso”.
Por fim, vereador cobrou uma ação dos prefeitos de Mafra e Rio Negro. “Nem o prefeito de Rio Negro, que eu tinha na minha conta como positivo, nem o prefeito de Mafra, esse já nem me surpreende, não se movimentaram para cessar esta injustiça com a população que utiliza o transporte público”, concluiu.
Justificativa do CIMU
O anúncio do cancelamento das linhas Faxinal/Bom Jesus e Jardim América/Vila Ivete nos domingos foi feito pelo CIMU em 19 de dezembro.
Questionado pelo Riomafra Mix, na época, o diretor do CIMU, Robinson Feres, justificou a baixa demanda como motivo pelo cancelamento.
“A mudança se deu devido à baixa demanda de passageiros. Inicialmente a decisão vale pelo período de férias, entre as duas últimas semanas de dezembro e os meses de janeiro e fevereiro, mas não está descartada que seja permanente”, disse Feres.
“Vamos avaliar, durante esse período se voltamos ou não com a operação dessas linhas aos domingos. Fizemos um levantamento dos últimos meses e vimos que a procura é muito baixa nos domingos. Não justifica a operação”, concluiu o diretor do CIMU.
Assista a sessão na íntegra