Comandante da PM alerta para afrouxamento de medidas contra o covid-19 em Mafra

“Se não seguirmos as devidas orientações, não vai demorar muito para regredirmos e para que o Governo feche os comércios novamente”, disse o comandante.

O comandante da Polícia Militar de Mafra, o tenente-coronel Marcelo Pereira, alertou a população sobre o afrouxamento do isolamento social e das medidas restritivas impostas pelo Governo de Santa Catarina.

“Percebemos que muitos comércios, supermercados e restaurantes estão afrouxando as medidas de segurança. A colaboração de todos é muito importante nesse momento. Pedimos que a população continue fazendo uso de máscara e álcool gel, e que continue seguindo as recomendações do Governo do Estado”, disse.

Dentre os principais problemas, Marcelo destaca que muitos estabelecimentos estão deixando clientes entrarem sem o uso de máscaras. Além disso, há comércios que não deixam álcool gel em local visível e até mesmo, alguns que nem oferecem o produto.

O comandante também aponta para o uso incorreto dos equipamentos de proteção. Segundo ele, muitas pessoas não fazem a troca das máscaras e algumas, a utilizam com o nariz descoberto.

Ainda de acordo com Marcelo, entre as principais denúncias recebidas pela Polícia Militar, estão casos de aglomeração em supermercados. “Muitos não estão contendo a entrada de pessoas e fazendo o controle de filas. Se não seguirmos as devidas orientações, não vai demorar muito para regredirmos e para que o Governo feche os comércios novamente”, lamenta.

Para conter o afrouxamento, a Polícia Militar de Mafra montou uma patrulha de fiscalização em todos os municípios onde atua. “A primeira abordagem nos estabelecimentos é orientativa. Caso as irregularidades persistam, estes locais poderão ser interditados. Esperamos que nossos comerciantes não esperem a chegada da guarnição e já tomem as providências necessárias para garantir a segurança de funcionários e clientes. Não ter cautela nesse momento é um tiro no pé, visto que se um funcionário for infectado, toda a equipe de trabalho poderá ser atingida”, afirma.