Dengue em Mafra: nove casos estão sob suspeita e nove focos são identificados

Os focos foram encontrados nos bairros Vila Nova, Faxinal, Espigão do Bugre, Vila Ivete, Jardim do Moinho e Jardim América.

 

A Secretaria de Saúde de Mafra confirmou, através do primeiro alerta epidemiológico de 2022, nove focos positivos do mosquito Aedes aegypti.

 

Os focos foram encontrados nos bairros Vila Nova, Faxinal, Espigão do Bugre, Vila Ivete, Jardim do Moinho e Jardim América.

 

Também há nove casos suspeitos da doença no município, sendo a maioria de pacientes com histórico de viagem para outras cidades.

 

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada.

 

Sintomas

As pessoas devem ficar atentas quanto aos seguintes sintomas: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

 

Alerta

Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, em cidades com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas, devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

 

Combate à Dengue em Mafra 

O programa conta atualmente com 171 armadilhas espalhadas em Mafra e visitadas semanalmente, além de 31 pontos estratégicos – como cemitérios, borracharias, floriculturas, condomínios e ferros velhos – que recebem visita das agentes quinzenalmente.

 

A Secretaria de Saúde também está recebendo denúncias através do telefone (47) 3642-8708 ou pelo e-mail [email protected].

 

Com informações da Prefeitura de Mafra.