Entidades e vereadores defendem instalação de hospital materno infantil em Mafra

Iniciativa busca regionalizar a saúde, atendendo famílias de Mafra e do Planalto Norte, do pré-natal ao início da juventude.

Foto: Câmara Municipal de Mafra

 

 

Entidades e vereadores se reuniram na última semana no auditório do Sicoob Credinorte para discutir a possibilidade de instalação de um hospital materno infantil em Mafra.

 

A audiência aconteceu após a decorrência de solicitações e pedidos não atendidos por parte do Governo de Santa Catarina, feitas pelos vereadores da 19ª Legislatura.

 

Os parlamentares solicitaram estudos de viabilidade para implantação de um hospital materno infantil no terreno ao lado da Maternidade Dona Catarina Kuss, uma vez que o imóvel pertence ao estado.

 

A iniciativa busca regionalizar a saúde, atendendo famílias de Mafra e do Planalto Norte e oferecendo assistência hospitalar do pré-natal ao início da juventude.

 

Participaram da audiência, além dos vereadores, o prefeito de Mafra, Emerson Maas, representantes de Itaiópolis, São Bento do Sul e Rio Negrinho, assessores de deputados e representantes de entidades de Mafra.

 

Segundo a presidente da Câmara, Dircele Dittrich Pinto, Mafra tem potencial e disponibilidade para receber um hospital infantil, atendendo os anseios de toda a população da região.

 

A implantação também foi defendida pelos membros do Hospital São Vicente de Paulo, da Maternidade Dona Catarina Kuss e da Universidade do Contestado que destacaram suas principais ações de promoção à saúde no município.

 

Segundo os representantes, Mafra possui estrutura e condições necessárias para receber investimentos do governo estadual. Além disso, a implantação do hospital beneficiaria todo o Planalto Norte e a população não precisaria mais se deslocar para cidades como Joinville, Jaraguá do Sul ou até mesmo Florianópolis.

 

Uma nova audiência para discussão do tema deverá ser realizada em breve com o secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro.

 

“Este é o momento de buscar o apoio do Governo Estadual e demonstrar que este anseio não é somente do Legislativo e Executivo de Mafra, mas de toda a população do Planalto Norte. Se houver união, conseguiremos resultados”, finalizou a presidente da Câmara.