Franquia da CVC em Mafra é suspeita de aplicar golpes

Surpreendidos na hora do embarque, ao saber que pacotes de viagens supostamente contratados não existem, clientes estão procurando Procon e Polícia Civil.

Foto: Douglas Dias

 

 

Moradores de Mafra e região estão procurando o Procon e também registrando boletins de ocorrência na Polícia Civil, relatando terem sido vítimas de um golpe de uma agência de turismo.

 

Segundo os clientes, após o fechamento da franquia da CVC em Mafra, muitos descobriram na data do embarque, que o pacote de viagens supostamente contratado e pago, não existe.

 

O caso foi parar no Procon, que já teve cinco atendimentos semelhantes. “Recebemos alguns consumidores, todos com o mesmo problema. Abrimos o atendimento e notificamos a matriz da empresa, em São Paulo. Mas, como não existe mais escritório local, as respostas das nossas notificações acabam demorando”, explicou Alessandra Boege, diretora do Procon de Mafra.

 

Ainda, segundo Alessandra, a recomendação é que se acione, também, a esfera judicial. “Quando recebemos os consumidores, também orientamos que busquem um advogado e entrem com uma ação judicial”, detalhou.

 

Alessandra também explica que a prática da agência fere o artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor e pode implicar em pena detenção de um a seis meses ou multa. “Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços”, diz o artigo.

 

Além do Procon, outros clientes também decidiram registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

 

O delegado Wagner Meirelles, titular da Comarca de Mafra, informou que os trabalhos de investigação estão em andamento sobre o caso.

 

“Tivemos diversos registros de boletins de ocorrência. O setor de investigação está coletando dados para verificação da procedência das informações”, disse.

 

O que diz a CVC

Ao Riomafra Mix, a matriz da CVC informou que está prestando suporte aos clientes através da ouvidoria.

 

“A CVC informa que encerrou o contrato de franquia com o ex-franqueado em 26 de março, com a adoção das medidas legais cabíveis. Comunicamos, ainda, que todos os clientes estão sendo atendidos pela Ouvidoria da companhia. A CVC reitera a transparência e o respeito por seus clientes em mais de 50 anos de turismo no Brasil e permanece à disposição”, disse, em nota.