Hospital de Mafra inaugura Centro de Ensino e Pesquisa e novo tomógrafo

Solenidade de inauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira (27).

Foto: Divulgação/HSVP

 

Continua após a Publicidade

Continua após a Publicidade

 

Esta semana, dois grandes presentes para a saúde de Mafra e região foram inaugurados pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), que são o novo Tomógrafo Siemens de 128 canais e o Centro de Ensino e Pesquisas.

 

A solenidade de inauguração aconteceu na manhã de segunda-feira (27), nas dependências do HSVP e contou com as presenças da diretoria, de funcionários, do corpo médico da Instituição, do prefeito de Mafra, Emerson Maas; do vice reitor da UnC, Luciano Bendlin; da presidente da Câmara Municipal de Mafra, Dircelene Dietrich Pinto e do coordenador macrorregional de Saúde, Thiago Patrício Furtado.

 

Na oportunidade, além do ato do corte das fitas inaugurais, descerramento das placas e a visitação dos espaços, foi realizado uma benção do local.

 

Novo tomógrafo

Este é um grande avanço tecnológico que vem marcar a história do HSVP, pois se trata de uma máquina de Tomografia Computadorizada, da marca Siemens,  da linha Somaton Go.Top com 128 canais, que realiza exames com alta precisão, tecnologia e rapidez, e o que é melhor, utilizando doses muito baixas de radiação, uma redução de cerca de 40-60%, quando comparado com tomógrafos mais antigos.

 

Para o presidente do Hospital São Vicente de Paulo, Valdecir Valoja de Collo, esta conquista vem para demonstrar a importância da democratização da saúde, com a participação da comunidade juntamente com os três poderes, na escala Federal, Estadual e Municipal, “isto porque os investimentos da saúde devem vir destas três áreas”, afirma o presidente.

 

Dra. Louise e Dr. Adolfo, médicos radiologistas que trabalham com o equipamento, complementam explicando que as inovações deste aparelho são um tablet, controle remoto e a inteligência artificial, propiciando uma maior interatividade entre o operador do aparelho e o paciente. Além disso, possui o sistema X-Care que evita radiação primária diretamente em órgãos sensíveis do corpo humano como globo ocular, tireoide e mamas.

 

Novo exame

O novo exame de Angiotomografia Coronariana é um dos principais exames para a avaliação de dor torácica e consegue detectar placas muito pequenas nas artérias do coração, possibilitando a detecção da doença antes mesmo de acontecer um evento coronariano, como um infarto por exemplo.

 

Centro de Ensino e Pesquisa

O Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital São Vicente de Paulo foi intitulado com o nome Osmar Werner (in memoriam) em merecida homenagem, extensiva aos familiares, ao empresário mafrense que atuou por muitos anos como conselheiro, diretor, associado e amigo do hospital.

 

A ala foi estruturada para oferecer maiores condições para a formação em Saúde. Em aliança com a Universidade do Contestado, o espaço foi adaptado para que alunos dos cursos de graduação de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Farmácia possam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão com a máxima qualidade, podendo aliar as tecnologias de ensino com as tecnologias de saúde, em busca de ainda mais melhorias no atendimento dos pacientes.

 

O Centro de Ensino e Pesquisa atende alunos que estão no internato de medicina, alunos que realizam os estágios obrigatórios, aulas práticas e atividades de pesquisa e extensão.

 

Com uma área construída de 286,35 m², o Hospital São Vicente de Paulo, em aliança com a Universidade do Contestado, vem investindo cada vez mais em ensino e pesquisa. “Isso vem para fortalecer e consolidar o HSVP como uma instituição de excelência, reconhecendo sua qualidade de assistência, práticas de gestão, capacidade de inovação e liderando de forma positiva as transformações no universo da saúde da região.” enfatiza o presidente Valdecir de Collo.