Mafra está com quase 60% de leitos exclusivos para covid-19 ocupados

Dos 14 leitos disponíveis, oito estão ocupados por pacientes de outras cidades.

Mafra dispõe de 14 leitos de UTI exclusivos para pacientes de covid-19 no Hospital São Vicente de Paulo. Destes, oito estão ocupados por pacientes de outras cidades. Isso representa uma taxa de ocupação de 57,14%.

 

“Mafra está em uma macrorregião delimitada pelo Governo do Estado. Isso inclui os leitos de UTI das cidades que compõem a macrorregião. São 26 municípios, inclusive cidades litorâneas e grandes centros com números elevados de casos, como Joinville e Jaraguá do Sul”, destacou o prefeito, Wellington Bielecki.

 

Ainda de acordo com o prefeito, apesar de ter 126 casos positivos, Mafra ainda não têm pacientes internados por covid-19 na UTI ou na enfermaria do Hospital São Vicente de Paulo. “No entanto, pacientes de toda a macrorregião estão sendo transferidos para cá, além do que, se houver vagas, pacientes podem vir, via sistema do Estado, de todas as outras regiões de Santa Catarina”, explicou.

 

Na quarta-feira (15), os prefeitos da macrorregião do Planalto Norte, Reginaldo José Fernandes Luiz de Itaiópolis, Luiz Henrique Saliba de Papanduva e Jean Carlo Medeiros de Souza de Monte Castelo, além de Wellington, estiveram reunidos na sede da Amplanorte, e decidiram encaminhar ao Hospital São Vicente de Paulo uma proposta para adquirir leitos covid-19 dedicados aos quatro municípios.

 

A intenção é adquirir 10 leitos exclusivos para a macrorregião e ficar dentro da média de leitos de UTI para cada 10 mil habitantes recomendada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.