Homenagens marcam as comemoração do primeiro aniversário do 38° Batalhão da Polícia Militar

Solenidade foi marcada pela entrega de condecorações, homenagens e promoções.

Fotos: PMSC

 

 

A Polícia Militar de Mafra promoveu na manhã desta quinta-feira (4) uma solenidade militar alusiva ao 188º aniversário de criação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e do 1º aniversário de implantação do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM).

 

O ato contou com a presença da comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Arlene Sousa da Silva Villela, do comandante do 38º BPM, tenente-coronel Givanildo Rodrigues, do comandante do 23º BPM (São Bento do Sul), tenente-coronel Aires Volnei Pilonetto, além de autoridades civis e militares de Mafra e Rio Negro, convidados, policiais militares veteranos e seus familiares.

 

 

A PMSC foi criada em 5 de maio de 1835, por Feliciano Nunes Pires e, desde então, tem como missão a proteção à sociedade catarinense. Já o 38º BPM foi instalado em Mafra em 3 de junho de 2022, em substituição a Guarnição Especial de Mafra. Com a mudança, a unidade passou a ser subordinada ao 12º Comando Regional de Polícia Militar, sediado em Jaraguá do Sul.

 

 

Durante a solenidade, foram homenageados com o título “Amigo do 38º Batalhão de Polícia Militar” o engenheiro civil da empresa Delta Engenharia, Jaison Marcelo Socodolski e a engenheira civil da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), Cristiane Bredt, pelos serviços prestados ao 38º BPM na revitalização de suas instalações.

 

Também foram homenageados com o título honorífico “Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina”, o diretor da empresa Arteris Planalto Sul, José Acácio Delmonego Junior e o cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Mafra, Dangelo Diego de Lima, pelos relevantes serviços prestados à corporação.

 

 

Oito policiais militares receberam o Brasão de Mérito Pessoal, por se destacarem em seu desempenho profissional. São eles: a sub tenente Miariane Arbigaus da Silveira, os segundos sargentos Frederico Prestes de Souza Pinto e Fernando Rodrigo Gonçalves, o terceiro sargento Alessandro Heide e os cabos Douglas Heleno Verka, Fernando Stock, Diogo Reis de Souza e Marcelo Kunze Fernandes.

 

Foram agraciados com a Medalha de Mérito por Tempo de Serviço na categoria prata, o primeiro sargento Marcio Barcarol por ter completado 20 anos de bons serviços na corporação; e na categoria bronze, o cabo Diogo Reis de Souza por 10 anos de bons serviços prestados.

 

 

O sub-comandante do 38º BPM, major Marcio Rosa Lopes, também foi condecorado com a Medalha do Mérito Policial Militar Coronel Lopes Vieira, pela capacidade de gerenciamento, tanto no âmbito administrativo da corporação, quanto no gerenciamento de crises externas, ou seja, no âmbito operacional da Polícia Militar.

 

 

Durante as solenidades comemorativas ocorridas em todo o estado de Santa Catarina, cerca de 70 oficiais e 198 praças da corporação estão sendo promovidos. No 38º BPM, três praças foram promovidos a graduação de segundo sargento: Nicolau Nelson Hunka, Jorge Alberto Denk e Priscila Diana Braz e Silva.

 

O evento se encerrou com o desfile da tropa em continência à comandante do 12º Comando Regional, coronel Arlene Sousa da Silva Villela.