Procon alerta sobre empréstimos consignados indevidos para aposentados e pensionistas

O Procon orienta que, ao se deparar com empréstimos não reconhecidos, o consumidor deve entrar em contato imediatamente com a instituição financeira.

 

Aposentados e pensionistas estão constantemente sendo vítimas de contratação de empréstimos consignados sem a devida permissão. Esta constatação foi feita pelo Procon de Mafra devido ao grande número de reclamações recebidas.

 

Segundo o diretor do órgão, Daniel José da Costa, o número de atendimentos referentes a esse assunto dobrou nos últimos meses. “As instituições financeiras estão depositando nas contas dos aposentados e pensionistas valores sem autorização por parte deles e isso está acontecendo após a liberação da margem de 5% feita pelo Governo Federal”, explicou, referindo-se à Medida Provisória 1006/20, que amplia de 30% para 40% a margem de empréstimo consignado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O novo limite vale para empréstimos concedidos até o dia 31 de dezembro deste ano.

 

“Os bancos usam a margem para fazer a proposta, a qual fica em análise por até 10 dias, sem o dinheiro entrar. O consumidor só vai ter ciência ao tentar fazer um empréstimo e constatar que sua renda está comprometida, ou quando o dinheiro entra na conta”, explica Daniel.

 

O Procon de Mafra orienta que, ao se deparar com empréstimos não reconhecidos, o consumidor deve entrar em contato imediatamente com a instituição financeira, solicitando o cancelamento do contrato e, caso não haja solução, deve procurar o Procon para realizar o cancelamento deste empréstimo indevido e solicitar a devolução do valor.

 

“Não aceite o dinheiro mesmo que você precise, pois está dando uma chance para as instituições fazerem novamente sem autorização. Procure o Procon para imediatamente resolvermos essa situação”, salientou o diretor.