Profissionais de saúde participarão de oficinas de prevenção ao suicídio em Mafra

7º Seminário Municipal Prevenção ao Suicídio será realizado entre 10 e 17 de setembro.

Foto: Divulgação

 

 

Com o tema “You matter: Sua história ainda não acabou”, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nos dias 10 e 17 de setembro o 7º Seminário Municipal Prevenção ao Suicídio em Mafra. A ação marca a campanha nacional “Setembro Amarelo”, que visa conscientizar a população sobre o suicídio, prática geralmente associada à depressão.

 

Devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, serão realizadas oficinas para profissionais de saúde da rede municipal, com capacidade máxima para 15 participantes, nas dependências do Senac de Mafra.

 

Oficinas temáticas

Nesta edição, a Secretaria vai oferecer uma oficina exclusiva intitulada “Prevenção ao Suicídio nas Mídias e Imprensa”, com a jornalista Barbara Popadiuk, para os profissionais da imprensa que tenham interesse em debater este tema que continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. Os profissionais interessados devem se cadastrar neste link.

 

Também haverá uma oficina exclusiva para médicos da rede municipal no dia 17 de setembro que vai abordar assuntos como acolhimento, avaliação de risco e manejo medicamentoso com o doutor Claudio Gastal.

 

No período contrário, ocorrerão mais duas oficinas. Uma delas com os psicólogos Edson Eckel e Micheli Eckel com a temática “Prevenção ao Suicídio e Dependência Química: Mitos e Verdades” e outra com a assistente social Ariane Woehl e a psicóloga Debora Popadiuk com o tema “Ações Multidisciplinares na Prevenção ao Suicídio”.

 

As oficinas não são abertas ao público em geral, apenas dirigidas aos profissionais da secretaria de Saúde do município.

 

Mortes por suicídio

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.

 

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos e 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. Entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global estão a ingestão de pesticidas, enforcamento e o uso de armas de fogo.

 

Todos podem ajudar

Existem diversas formas de se buscar ajuda e orientação. Apoio familiar, amizades, igreja, trabalho e grupos de convivência são algumas opções.

 

A ajuda também pode ser encontrada na unidade de saúde mais próxima, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), através do telefone (47) 3642-5298 ou no Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser feito pelo site: www.cvv.com.br ou pelo número 188. A ligação é gratuita para qualquer linha de telefone fixo ou móvel.