Projeto vai oportunizar compras públicas e privadas a agricultores familiares
Programa ELO, do Sebrae, será apresentado nesta quarta-feira (1) em Mafra.
Agricultores de Mafra participam nesta quarta-feira (1) da apresentação do projeto “Agricultura Familiar: compras públicas e privadas”, a partir das 8h30, no auditório do Cedup.
O projeto faz parte do programa ELO, do Sebrae, que tem como objetivo identificar e qualificar agricultores familiares com potencial para atender a demanda local de alimentos, seja no setor público ou privado.
Após a apresentação do projeto, os consultores do programa realizarão visitas aos agricultores e reuniões para compartilhar informações atualizadas do mercado e planejar ações para fornecimento de alimentos aos compradores.
Os técnicos do ELO ajudam os agricultores na definição de compradores-alvo, assim como na gestão de custos e na formação de preço dos produtos, de forma que cada venda realizada para os diferentes canais de comercialização seja justa para todas as partes.
Segundo a consultora Daiana Cenzi Leripio, o alinhamento da produção e consumo de alimentos no município é realizado com processos construídos em conjunto para que haja um conhecimento sobre sazonalidade e vocação das regiões.
“Ao atuar com o encurtamento da cadeia de alimentos e com a capacitação dos agricultores em habilidades comerciais, o ELO busca proporcionar o incremento na renda dos agricultores e o aumento na qualidade dos alimentos adquiridos pelos compradores públicos e privados”, destaca a consultora.