Voluntários realizam mutirão para limpeza do rio Negro neste sábado
Além da limpeza do rio, está prevista mais uma ação de coleta de resíduos recicláveis em Mafra.
Voluntários do Projeto Aysú se reunem neste sábado (20), a partir das 8h30, para mais um mutirão de limpeza nas margens do rio Negro. O projeto tem o objetivo de conscientizar a população riomafrense a preservar o rio que divide os municípios e realizar o descarte correto de resíduos.
Limpeza do rio e urbana
A limpeza vai ocorrer nas duas margens do rio, com voluntários fazendo o percurso por terra, da Ponte dos Peixinhos seguindo até a Vila Solidariedade.
Para participar da na ação, o cidadão deve comparecer na Praça Ferroviário Miguel Bielecki às 8h30 para retirar o kit de equipamentos de proteção individual.
Além da limpeza do rio, está prevista mais uma ação de coleta de resíduos recicláveis em sete pontos de Mafra: no Jardim América, na Igreja Santo Antônio; na Restinga, em frente a Acorema; no Centro, na Praça Miguel Bielecki; na Vila Ferroviária, na Praça Ucraniana; na Vila das Flores/Solidariedade, em frente ao ESF CAIC; no Imbuial, na Igreja São Pedro e no Faxinal, na Igreja Cristo Rei.
Os resíduos que poderão ser descartados são pneus, papel (jornais, revistas, caixas de papelão, embalagens longa vida, envelopes), vidro (potes, garrafas, copos, embalagens de molho, frascos), plástico (potes de alimentos, garrafas pet, PVC, sacos plásticos, baldes, recipientes de limpeza), metal (latas de alumínio, latas de aço, canos, arames e ferragens). Também serão recolhidos aparelhos eletrônicos.
Materiais como papel toalha, guardanapos, fraldas, absorventes, máscaras e luvas usadas deverão ser descartados no lixo comum.
Todos contra a dengue
O dia 20 também é o Dia Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, data que marca o início do período de maior risco de transmissão das doenças transmitidas pelo vetor: dengue, zika vírus e chikungunya.
De acordo com a gerente de Meio Ambiente da prefeitura de Mafra, Elisângela de Lima, a coleta de resíduos é uma ação para estimular a população a eliminar locais que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito.