Dia dos Namorados: como uma campanha publicitária criou uma das datas mais lucrativas do ano
Muito além do romantismo, a data foi criada para movimentar o comércio e se tornou uma das mais lucrativas do ano para setores como moda, perfumaria e floricultura.


Comemorado no Brasil nesta quinta-feira (12), o Dia dos Namorados vai além de uma simples celebração do amor entre casais. A data, considerada uma das mais importantes para o comércio, foi criada com o objetivo principal de impulsionar as vendas em um período tradicionalmente fraco para o varejo.
Diferente de muitos países que celebram o Valentine’s Day em 14 de fevereiro, o Brasil escolheu o dia 12 de junho para homenagear os apaixonados. A data foi definida estrategicamente por anteceder o dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho e conhecido popularmente como o “santo casamenteiro”. A tradição brasileira de fazer simpatias e rezas ao santo, pedindo por um casamento ou um amor verdadeiro, contribuiu para consolidar essa escolha.
A origem do Dia dos Namorados no Brasil é atribuída a uma campanha publicitária criada em 1948 pela loja Clipper, em São Paulo. A ideia foi do publicitário João Doria, pai do ex-governador João Doria Jr. O slogan “Não é só com beijos que se prova o amor” buscava incentivar os casais a trocarem presentes, movimentando o comércio local. A iniciativa teve tanto sucesso que a data rapidamente se espalhou por todo o país.
Hoje, o Dia dos Namorados é uma das datas mais lucrativas do ano para diversos setores, como moda, perfumaria, eletrônicos e, principalmente, floriculturas. As rosas vermelhas, símbolo da paixão, lideram as vendas e ajudam a criar o clima romântico típico do período. Hotéis, pousadas e restaurantes também investem em pacotes especiais para casais, com jantares exclusivos, suítes decoradas, espumante e outros mimos.
Outro setor que registra aumento nas vendas é o de lingerie, com peças sensuais entre os presentes preferidos por casais mais íntimos. Nos últimos anos, no entanto, muitos apaixonados têm optado por experiências personalizadas no lugar de presentes físicos, como jantares preparados em casa, sessões de spa, viagens curtas ou até ensaios fotográficos.
Assim, o Dia dos Namorados no Brasil combina romantismo com uma forte vocação comercial, refletindo tanto a criatividade do marketing nacional quanto os hábitos culturais ligados ao amor e à celebração da união a dois.