Por unanimidade, Fernando Comin é eleito para recondução ao CNMP
Rionegrense passará por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e, se aprovado, será nomeado pelo presidente da República.


O ex-promotor de Mafra e ex-procurador-geral de justiça de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, foi eleito para recondução ao cargo de conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A escolha foi unânime e aconteceu durante uma reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), na manhã desta quarta-feira (14), em Brasília.
Comin nasceu em Rio Negro, é filho de tradicional família mafrense e atuou como titular da 2ª Promotoria de Justiça de Mafra entre janeiro de 2007 e outubro de 2009.
Além de Comin, também foram eleitos para comporem as vagas destinadas ao Ministério Público estadual no CNMP a procuradora de Justiça do Ministério Público do Amapá (MPAP) Ivana Lúcia Franco Cei – assim como Comin, reconduzida por unanimidade – e do ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS) Alexandre Magno Benites de Lacerda, eleito pela primeira vez.
Os três indicados ainda passarão por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, seguida de votação em plenário. Se aprovados, serão nomeados pelo presidente da República.
Após a eleição, Comin agradeceu a confiança dos colegas: “Essa etapa representa não só a continuidade do nosso trabalho no CNMP, mas também a confiança dos procuradores-gerais na nossa atuação. Seguimos empenhados em aproximar ainda mais o Ministério Público da sociedade.”
A atual procuradora-geral de justiça de Santa Catarina, Vanessa Cavallazzi, acompanhou a reunião e destacou a importância da reeleição de Comin: “Ter um representante catarinense com unanimidade de votos é motivo de orgulho. Comin tem sido uma voz firme na defesa do Ministério Público dentro do CNMP.”
Trajetória
Promotor de justiça desde 2001, Comin já atuou em diversas comarcas de Santa Catarina. Além de Mafra, passou por São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú. Atualmente, é titular da 19ª promotoria da capital.
Entre os cargos de destaque que ocupou, estão o de secretário-geral do MPSC, membro auxiliar da corregedoria nacional do CNMP e secretário executivo do CNPG. Ele é mestre e especialista em ciências jurídico-políticas pela Universidade de Lisboa e formado em direito pela Univali.
Sobre o CNMP
O CNMP é composto por 14 membros e presidido pelo procurador-geral da República. O colegiado tem representantes dos ministérios públicos federal e estaduais, do judiciário, da advocacia e da sociedade civil.
Com informações do Ministério Público de SC.