Teletrabalho: 5 dicas para poupar na conta de luz durante o confinamento
Confira algumas dicas essenciais para baixar o consumo de energia e manter sua produtividade no teletrabalho.

A quarentena pela qual todos estamos passando, trouxe com ela novas realidades, sendo uma delas o teletrabalho. De fato, o teletrabalho já existia antes, mas em menor escala.
Com o confinamento instalado, de forma a minimizar o contágio do coronavírus, muitas empresas aplicaram este regime para dar continuidade à sua atividade.
Apesar desse regime nos oferecer uma maior flexibilidade para conciliar a vida profissional com a pessoal, vai fazer com que o nosso gasto elétrico seja maior, pois passaremos mais tempo em casa.
Se essa é a primeira vez que trabalha em casa, fique com algumas dicas essenciais para baixar o consumo de energia, mantendo a sua produtividade:
Aproveite toda a luz natural possível
A luz solar deve ser aproveitada ao máximo. Com ela, você evita acender a luz de sua casa. É importante que o seu espaço de trabalho tenha luz natural indireta. Caso não tenha a possibilidade de usufruir da luz natural, utilize lâmpadas LED. Além disso é uma boa forma de economizar luz enquanto trabalha em casa. Não se esqueça: a luz solar faz bem para a nossa saúde, nos deixa mais felizes e com mais ideias!
Confirme bem a demanda elétrica
Confirme a potência elétrica que a sua casa tem. É muito comum em nossa casa a potência ser superior ao que realmente necessitamos e isso pode elevar o custo da nossa conta da luz. Confirme sempre o valor que paga pela energia e faça comparações. Existem tarifas mais econômicas para alguns horários fora do pico de consumo (tarifa branca, por exemplo).
Acabe com o Stand by
Sabe a luzinha que fica sempre ligada, mesmo quando não está usando os seus eletrodomésticos? Pois é, estão consumindo energia, e isso vai ter consequências na sua conta elétrica. Desconecte todos os aparelhos que não estiver usando e economize mais!
Ventilação nas horas de sol
Enquanto estiver em casa, é importante ventilar os ambientes todos os dias para que o ar que respira seja renovado. Em algumas cidades ainda pode fazer um pouco frio, e por isso, abrindo as janelas, basta que deixe o ar entrar pelo menos 10 minutos. Aproveite essas horas de sol que poderão manter uma boa temperatura.
Use a energia com eficiência
Seja eficiente na forma como usa a energia. Quando usar a máquina de lavar roupa, use sempre a capacidade máxima, e de preferência nos programas “eco”. A temperatura entre os 30 e 60°C é recomendável para quase todo o tipo de roupas, menos as de cama.
Cozinhe sempre com panelas cobertas para aquecer por mais tempo e para manter o calor mais baixo. Também pode desligar a placa alguns minutos antes e aproveitar o calor residual para terminar de cozinhar. Aproveite também para cozinhar para vários dias, pois assim economiza energia e tempo!