Onda de calor: Inmet emite alerta de grande perigo para o Paraná e outros 10 estados

Máximas podem chegar à casa de 44°C em algumas regiões. Em Santa Catarina, o perigo é intermediário.

Foto: Divulgação

 

 

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir alerta de “grande perigo” para o Paraná do fim de semana até terça-feira (26).

 

Além do Paraná, outros 10 estados estão em alerta vermelho por conta das temperaturas acima da média.

 

A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com máximas na casa dos 44°C em algumas regiões.

 

 

Além do Paraná, estão sob alerta de “grande perigo”, os seguintes estados: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

 

O estado de Santa Catarina está na área laranja, em área de “perigo intermediário”.

 

Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, o tempo deve continuar firme, seco e quente em grande parte do Brasil. “A umidade do ar pode ficar abaixo dos 20%. E devemos ter chuvas apenas nas extremidades do país”, afirma.

 

A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

 

Riomafra

Em Riomafra, de acordo com dados meteorológicos da Epagri/Ciram, do final de semana até terça-feira, os termômetros registram máximas de 35°C a 37°C.

 

Cuidados básicos

O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades física, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.