Pedágio no Paraná: veja valores e quando inicia a cobrança

Lote 1 abrange 473 km de rodovias federais e estaduais e cinco praças de pedágio.

Pedágio da Lapa teve redução de 35,29% em relação à antiga concessão, caindo de R$ 15,30 para R$ 9,90.

 

 

Com a nova concessão das rodovias do Lote 1, definida na sexta-feira (25), as tarifas nas praças de pedágio do Paraná devem ficar até 38,18% mais baratas em comparação com a última tarifa cobrada (carros de passeio), em novembro de 2021, ainda nos contratos antigos.

 

O grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) arrematou o lote após ofertar desconto de 18,25%. A concessão é válida por 30 anos.

 

Com o lance vencedor, a tarifa no pedágio de Porto Amazonas na BR-277 foi a que teve maior desconto na comparação com os valores cobrados no contrato anterior, caindo de R$ 15,30 para aproximadamente R$ 9,46.

 

Já o pedágio em Imbituva, na BR-373, caiu de R$ 13,40 para aproximadamente R$ 8,67, um desconto de 35,33%. Na praça da Lapa, na BR-476, o valor cobrado caiu 35,29%, de R$ 15,30 para R$ 9,90. Na BR-277 em Irati, a redução foi de 34,11%, caindo de R$ 13,40 para R$ 8,83, e em São Luiz do Purunã a queda foi de 21,74%, saindo de R$ 9,60 para cerca de R$ 7,51.

 

A previsão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é que a cobrança nas praças só comece no primeiro trimestre de 2024.

 

Grupo Pátria arrematou o lote após ofertar desconto de 18,25%.

 

Lote 1

O grupo vai administrar 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná pelos próximos 30 anos. Ao longo do período, a concessionária deverá investir cerca de R$ 7,9 bilhões em obras e R$ 5,2 bilhões em manutenção em trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

 

Além do barateamento das tarifas, os novos contratos de concessão preveem várias melhorias para dar mais segurança aos usuários das rodovias. Neste lote, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.

 

A concessionária também deverá arcar com custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.

 

Próximos lotes

O leilão da próxima concessão está marcado para 29 de setembro. O Lote 2 engloba 605 km de extensão de rodovias de Curitiba ao Litoral, Ponta Grossa-Jaguariaíva, nos Campos Gerais, Jaguariaíva-Ourinhos (na divisa com São Paulo) e Ourinhos-Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. São elas: BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Somando todos os lotes, os investimentos devem ultrapassar os R$ 50 bilhões pelos próximos 30 anos.

 

Inovações

Os novos contratos também possibilitam a implantação gradativa do sistema free flow, o que permitirá que em alguns anos o valor a ser pago por quem trafega pelas rodovias seja proporcional ao trecho percorrido, o que exige justamente esse parâmetro por quilômetro rodado.

 

Também estão previstas câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas de veículos, em pontos estratégicos; Painéis de Mensagem Variável (PMV); iluminação em LED em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos; sistema de pesagem automático em movimento (WIM) de caminhões; e sistema de monitoramento meteorológico próprio.

 

Outra novidade é a disponibilização de internet nos pontos de atendimento ao usuário e áreas de descanso para caminhoneiros, e sistema de comunicação WiFi em 100% da rodovia, para acesso ao canal de atendimento ao usuário.

 

Novas tarifas

São Luiz do Purunã (BR-277): R$ 7,51 (redução de 21,74% em relação à antiga concessão)

Lapa (BR-476): R$ 9,90 (redução de 35,29% em relação à antiga concessão)

Porto Amazonas (BR-277): R$ 9,46 (redução de 38,18% em relação à antiga concessão)

Imbituva (BR-373): R$ 8,67 (redução de 35,33% em relação à antiga concessão)

Irati (BR-277): R$ 8,83 (redução de 34,11% em relação à antiga concessão)

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.