Secretaria de Educação fala sobre validação do ano letivo paranaense

Em entrevista ao Riomafra Mix, equipe da SEED reforçou que modelo de EaD adotado tem aprovação do Conselho Nacional de Educação

O Riomafra Mix estimulou na última semana, uma enquete entre os internautas riomafrenses que deram sua opinião sobre a retomada do ano letivo escolar em 2020. Dentre os mais de 3,1 mil votos recebidos, 53% dos internautas opinaram que o ano letivo interrompido no mês de março pela pandemia do novo coronavírus, deve ser validado após a realização das aulas a distância organizadas pelas Secretarias de Educação.

Muitos riomafrenses também deram sua opinião sobre o tema e enviaram dúvidas importantes sobre a qualidade e aproveitamento escolar neste ano. A redação do Riomafra Mix procurou a Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, que através do Diretor de Educação Roni Miranda e sua equipe, respondeu alguns dos questionamentos enviados pelos internautas.

Veja a entrevista na íntegra: 

RMix (RM): Qual o posicionamento da SEED em relação a validação deste ano letivo escolar?
SEED: O ano letivo de 2020 está valendo. As aulas não presenciais do Paraná seguem os modelos amplamente aprovados pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Conselho Estadual de Educação. Além disso, a continuidade também segue o recomendado pela Unesco para a educação neste período de pandemia.

RM: Quais foram as estratégias desenvolvidas pela educação paranaense para viabilizar o aprendizado dos estudantes?
SEED: São cinco pilares desenvolvidos para atender todas as realidades do Paraná: TV Aberta, Youtube, aplicativo Aula Paraná (que garante a gratuidade de dados de internet ao aluno), aplicativo Google Classroom e atividades impressas aliadas aos plantões pedagógicos. 

A TV Aberta está presente em 97% dos lares paranaenses e o sinal digital atinge regiões que concentram mais de 10 milhões de habitantes do estado. No Youtube já superamos 20 milhões de visualizações e 300 mil inscritos. No aplicativo que garante acesso as videoaulas e ao Classroom temos 930 mil downloads.

RM: Há previsão para retomada das aulas? A partir de quando? Haverá alguma estratégia desenvolvida para repor parte da carga horária perdida?
SEED: Não há previsão para retomada das aulas presenciais. A situação é monitorada com base nos dados levantados pela Secretaria de Estado da Saúde.

RM:Em enquete produzida em nossas redes sociais, questionamos aos internautas a opinião a respeito da validação deste ano letivo. Alguns pais reclamaram não ter acesso aos conteúdos online dirigidos aos alunos, bem como relatam dificuldades em manter a atenção dos filhos durante as aulas em EaD. A SEED tem algum plano para que não haja decréscimo qualitativo dos conteúdos que deveriam ter sido apreendidos presencialmente neste período?

SEED:Os pais podem ter acesso a todo conteúdo postado dentro das salas virtuais do Google Classroom. Para fazer acompanhamento o processo relativamente simples. Neste link há um tutorial de como fazer e neste outro link uma live com explicações detalhadas sobre o processo

RMix (RM): Outra preocupação revelada pelos pais, diz respeito a retomada do transporte escolar, haja visto o número de alunos transportado, o que em tese, facilitaria a contaminação dos estudantes. Como a SEED pretende resolver esse problema?
SEED: Não há previsão de retorno das aulas presenciais, mas, qualquer retomada passa pela organização de rigorosos protocolos de prevenção do coronavírus, seja no ambiente escolar, com equipamentos de proteção, distanciamento e limpeza adequada. Os cuidados rigorosos também no transporte farão parte dos planos de retomada.

RM: Caso a SEED optasse por não validar este ano letivo, quais seriam as implicações para os estudantes e para o Estado, no âmbito da gestão pública?
SEED: Os prejuízos pedagógicos seriam enormes. Os estudos da Unesco apontam grandes danos de desenvolvimento em jovens que passam longos períodos sem aulas, sejam estas presenciais ou não. Por isso a recomendação da organização neste momento de pandemia é pelas aulas à distância. Haveriam ainda implicações financeiras para todas as famílias, que teriam todo o seu planejamento anual altamente afetado.
No âmbito público isso não seria diferente. Um atraso do calendário letivo de 2020 prejudicaria a sequência também dos próximos anos.

RM: Alguns pais alegam que, ainda que as aulas sejam retomadas, não deverão enviar seus filhos à escola novamente este ano. A considerar os direitos da criança e do adolescente previstos no ECA, essa decisão tem amparo legal? Há previsão de punição a pais que deixem de enviar seus filhos à escola?
SEED: É importante destacar que o ano letivo segue em andamento com as aulas não presenciais. As atividades presenciais só serão retomadas quando a circulação de estudantes e seus familiares puder ocorrer sem riscos de contágio.

RM: Alunos do terceiro ano do ensino médio demonstram preocupação com o preparo para o Enem. Haverá algum tipo de estratégia para reforço de conteúdo e preparação específica para vestibulares e Enem?
SEED: O Paraná registrou um número recorde de inscrições para o Enem 2020 de estudantes de escolas públicas. Este número é fruto de um intenso trabalho de valorização e divulgação do Exame, além de uma alta adesão ao Aula Paraná, que permite uma comunicação e interação cada vez mais rápidas. Regularmente os alunos desta faixa já recebem conteúdos relevantes ao Enem, mas, a Seed também está finalizando um pacote de videoaulas, materiais e atividades com foco integral no Exame, que será disponibilizado aos alunos já nas próximas semanas.