Acidente entre trem e veículos? Entenda operação que mobilizou órgãos de segurança

Ação integrou bombeiros e Samu de Mafra e Rio Negro, Exército, Arteris, Polícia Militar de Mafra, Polícia Científica e Detran.

Fotos: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

 

Uma simulação de atendimento a um acidente de trânsito chamou atenção e mobilizou forças de segurança na tarde desta terça-feira (7), em Mafra.

 

Promovida pela Defesa Civil a empresa Rumo, a ação aconteceu em uma passagem de nível, na avenida Coronel José Severiano Maia, próxima ao terminal rodoviário.

 

O exercício simulou um acidente envolvendo uma locomotiva, um ônibus escolar com vários passageiros, um carro e um pedestre.

 

O comandante da 4ª Companhia de Bombeiros Militar de Mafra, major Edmilson Duffeck liderou a operação. Ainda, durante a prática, após triagem das “vítimas”, foi trabalhado o uso de recursos adicionais, como o Corpo de Bombeiros de Rio Negro, Samu de Mafra e Rio Negro, Exército, Arteris, Polícia Militar de Mafra, Polícia Científica e Detran.

 

 

Outra situação praticada foi a condução das “vítimas” ao Hospital São Vicente de Paulo. Durante cerca de 2 horas, o trabalho simulou atendimento a 13 supostas vítimas feridas e 4 em óbito.

 

Ao Riomafra Mix, o major Duffeck destacou a importância da ação, que verifica a capacidade de resposta e integração dos órgãos de segurança.

 

“O objetivo é verificar como as agências do município e demais órgãos de segurança estão preparadas e qual a capacidade de resposta diante de uma situação de grande magnitude, como foi o simulado hoje, envolvendo um ônibus, um veículo, um trem e um pedestre. A atividade visa verificar a integração entre as agências e a coordenação dos trabalhos através de um Sistema de Comando de Operações”, detalhou.