Golpe de venda de produtos usados no Instagram faz vítimas em Riomafra e região

Falsas ofertas são publicadas no feed e principalmente nos stories dos perfis roubados. São oferecidos celulares e eletrodomésticos, como geladeiras e televisões.

Imagens: Divulgação

 

 

Os criminosos não param de “inovar” nos golpes virtuais. Depois da clonagem do WhatsApp, dos anúncios no Marketplace do Facebook e das páginas OLX, agora o alvo são perfis no Instagram para aplicar golpes.

 

Usando um perfil falso de mercado, loja ou outro estabelecimento comercial, os golpistas enviam mensagens para as vítimas informando que elas ganharam um suposto cupom de desconto, e que para utilizar, é necessário fazer um cadastro.

 

Eles pedem o número do celular e fazem uma ligação para a vítima, onde pedem um código enviado por SMS. O código solicitado, na verdade, se trata de uma redefinição de acesso no Instagram, onde em muitos casos, a pessoa acaba não prestando atenção e repassando a mensagem onde o roubo da conta é consumado.

 

 

Em posse das contas, os golpistas trocam o e-mail e número de celular de contato, impossibilitando a recuperação por seus verdadeiros donos.

 

Com os perfis até então verdadeiros, os criminosos se passam por seus donos e iniciam a segunda parte do golpe, publicando no feed e principalmente nos stories, imagens de celulares e eletrodomésticos, como geladeiras e televisões à venda.

 

Devido ao preço baixo, vários seguidores acabam demonstrado interesse nos produtos e feito transferências bancárias via TED ou Pix.

 

 

Nos últimos dias, o golpe se intensificou em Riomafra e região, onde diversos perfis foram roubados e passaram a publicar diariamente ofertas de produtos. Algumas vítimas já registraram os casos nas delegacias de Polícia Civil.

 

Em nota, o Instagram explicou que os usuários devem denunciar os conteúdos, posts, stories ou reels, que acreditem ser fraudulentos.