Incêndio destrói estufa e mais de uma tonelada de fumo em Itaiópolis

Esse foi o primeiro incêndio do gênero registrado no município na safra de tabaco 2022/2023.

Fotos: BVI/Divulgação

 

 

Um incêndio consumiu cerca de 1200 quilos de fumo e destruiu uma estufa de secagem em Itaiópolis.

 

O caso aconteceu na manhã deste sábado (24), em uma propriedade na localidade de Lomba do Meio.

 

Quando os Bombeiros Voluntários chegaram, populares tentavam combater o fogo com baldes de água.

 

A rápida ação dos bombeiros permitiu que uma segunda estufa, também carregada de tabaco, fosse preservada, juntamente com uma área usada para armazenagem do fumo, insumos agrícolas e equipamentos, além de uma casa.

 

 

Cuidados com estufas

Ainda, de acordo com os Bombeiros Voluntários, esse foi o primeiro incêndio do gênero registrado na safra de tabaco 2022/2023.

 

Segundo o comandante da corporação, Anderson Oparacz, é importante revisar todos os equipamentos da estufa, especialmente fornalha e dutos. “Atenção também deve ser dada a parte elétrica, tanto dos aparelhos controladores de temperatura, como da edificação em geral, sendo que o ideal é que para cada unidade secadora exista um padrão em separado, ou ao menos um disjuntor independente”, pontuou.

 

Outra orientação do comandante é quanto a temperatura, que não deve ser excedida. “O superaquecimento pode ocasionar o início de um incêndio. Interessante, também seria, se cada propriedade possuísse uma reserva técnica de água com bomba exclusiva para este fim, pois ajudaria o produtor a minimizar os danos em uma situação dessas, já que a evolução do fogo acontece de forma rápida, não havendo, muitas vezes, o tempo necessário para que os bombeiros possam se deslocar e combater o incêndio ainda na fase inicial”, concluiu.