Polícia orienta foliões e viajantes quanto à segurança no Carnaval

Uma das preocupações de quem vai viajar durante o feriado de carnaval é o furto à residências. Quem sai de casa em feriados prolongados, deve ficar atento para evitar dores de cabeça ao retornar.

Apesar de também haver um planejamento do policiamento ostensivo por parte das polícias nessas datas, o comandante da Polícia Militar de Rio Negro, capitão Paulo Eduard Antonio Lemes, explica que alguns descuidos podem tornar um imóvel mais “atrativo” para a ação de criminosos, como por exemplo, manter objetos que funcionem como degrau próximo ao muro, o que facilita a entrada no terreno da residência.

“Alguns descuidos facilitam a ação criminosa, como deixar chaves na porta ou janela pelo lado interno, ou mesmo deixar de trancar. Portas externas que não permitam visualização da rua são preferidas por arrombadores e devem sempre que possível ser reforçadas com trancas e grades”, alerta.

Uma boa estratégia para evitar arrombamentos é pedir para alguém de confiança olhar a casa diariamente, acendendo luzes ao final da tarde e recolhendo jornais e correspondências. Algumas tecnologias permitem ainda criar a impressão de que a casa está ocupada durante a ausência da família, como as células fotoelétricas e lâmpadas que permitem a programação de horário de acendimento ou acendimento remoto.

O comandante observa ainda que alguns objetos têm preferência para o furto. “Em casas de alto padrão, geralmente televisores, eletrônicos e joias são mais visados; já em casas mais simples, os objetos mais furtados são roupas e botijões de gás”, explica. “Ao viajar, é importante verificar da qualidade das trancas e cadeados da casa, e fazer um “checkup” se todas foram travadas, se o gás foi fechado e se os eletrodomésticos foram desligados da tomada”, recomenda.

Foliões em segurança

Para quem pretende curtir o feriado em meio aos foliões, é importante estar atento para os objetos de uso pessoal. Os alvos mais frequentes de furtos são os aparelhos celulares e carteiras.

O recomendável para quem vai a festas e bailes é evitar frequentar ambientes pouco seguros. Outra dica é sempre avisar aos familiares e amigos onde está indo e a previsão de horário de retorno. “Se possível, deixe disponível sua localização em aplicativos como WhatsApp a uma pessoa de confiança que estará em casa. Aplicativos como o Google Maps também já possuem essa funcionalidade”, orienta Eduard.

Dicas para curtir o carnaval em segurança

  • Não leve grandes quantias em dinheiro, apenas o que acha que irá gastar, e uma reserva extra, que, se possível, deve ser guardada em separado. Caso venha a ser vitimado por furto, terá essa reserva para usar na emergência.
  • Além de seu telefone e seus valores, evite portar muitos outros itens, em especial documentos; original de sua habilitação ou mesmo cópia de sua identidade (caso não vá dirigir) são suficientes.
  • Evite andar em vias pouco movimentadas, em especial à noite. Se o fizer, procure estar acompanhado de alguém de confiança.
  • Dê preferência a vestimentas que possuam bolsos com zíper para guardar seus pertences.
  • Evite o uso de bolsas e, se precisar usar uma, não guarde documentos e objetos de valor nela, preferindo manter junto ao corpo.
  • Caso acredite estar sendo seguido, atravesse a rua e procure algum policial militar ou outra autoridade. Caso não encontre nenhum, procure entrar em algum estabelecimento, como shopping ou farmácia. Se a situação persistir, acione a polícia via 190.
  • Mantenha seus pertences e sua bebida sempre sob sua vista. Não aceite bebidas oferecidas por estranhos.
  • Dê preferência a usar como meio de pagamento cartão. Se possível o “customize” com adesivos, para que não seja vítima de troca e jamais deixe a senha de seu cartão anotada.
  • Sempre mantenha o serviço de localização do seu telefone celular ativo.
  • Caso seja vítima de crime, de imediato acione a polícia; depois, é importante fazer o bloqueio de cartões de débito/crédito eventualmente levados;
  • Ande em companhia de pessoas de confiança e não acompanhe aquelas que acabou de conhecer.