Cenpaleo auxilia no reconhecimento de novo geoparque brasileiro pela Unesco

Desde 2017, os pesquisadores da UNC trabalham no levantamento paleológico da área.

Foto: Divulgação/UNC

 

 

A pesquisa de relevância social e científica está entre os pilares da Universidade do Contestado (UNC) e, novamente, pesquisadores da instituição contribuíram para o cenário científico internacional.

 

A equipe do Centro de Pesquisa Paleontológica da UNC (Cenpaleo) realizou o levantamento paleontológico de sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Com esse estudo, a Unesco anunciou na última semana que o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi reconhecido como um território de relevância geológica internacional, passando a integrar oficialmente a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN).

 

Segundo o coordenador do Cenpaleo, Luiz Carlos Weinschutz, a UNC participa do levantamento do potencial paleontológico da região desde 2017. “Já realizamos várias campanhas de levantamento de paleotocas (abrigo subterrâneo escavado por mamíferos da megafauna, ou animais gigantes, extintos e que viveram na era pré-histórica), pois a região apresenta uma quantidade excepcional destas estruturas”, contextualiza o coordenador. Ainda há mais etapas de pesquisa, em que farão novos levantamentos de pontos de interesse.

 

Sobre o geoparque

Os geoparques são considerados territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades.

 

O Geoparque Cânions do Sul é formado pelos municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; e Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. O território abrange uma área total de 2.830 quilômetros e cerca de 74 mil habitantes.

 

Amanhã (21), a Unesco apresenta os novos geoparques em um evento digital de boas-vindas que pode ser acompanhado ao vivo pela internet, a partir das 9 horas, no canal do YouTube Global Geoparks Network.

 

Com isso, o Brasil passa a ter três geoparques, sendo o primeiro deles o Geoparque Araripe, no Ceará, reconhecido em 2006, e agora os Caminhos dos Cânions do Sul e o Geoparque Seridó (Rio Grande do Norte), que recebem o título ao mesmo tempo.