Como aplicar os 4R’s da sustentabilidade no dia a dia

O conceito surgiu para ajudar a promover práticas mais sustentáveis e contribuir na conscientização do uso dos recursos naturais.

Foto: Robson Komochena

 

 

Promover a sustentabilidade é fundamental para o dia a dia e conscientização da população. Compreender as diversas maneiras de trabalhar com a educação ambiental no cotidiano faz com que seja possível buscar a harmonia entre o meio ambiente e os seres humanos, contribuindo com o uso responsável dos recursos naturais.

 

Foi pensando nisso que, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ou chamada de RIO-92, surgiu o conceito dos 3R’s como uma estratégia para promover práticas mais sustentáveis no consumo e na gestão de resíduos: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Posteriormente, com a intenção de contribuir ainda mais com a causa, foi adicionada a palavra ‘Repensar’, pois ela enfatiza a importância de analisar os hábitos de consumo, transformando o conceito em 4R’s.

 

As quatro palavras vão além de apenas conceitos, elas possibilitam a compreensão para tratar a sustentabilidade de maneira prática, considerando não apenas a gestão de resíduos, mas também o consumo responsável, a conservação de recursos e a proteção do meio ambiente. Conceitos e práticas que já são adotados em empresas, órgãos públicos e iniciativas individuais.

 

Encontrar maneiras para contribuir com a educação para o meio ambiente é mais simples do que se imagina. A Seluma traz dicas de como utilizar na prática os 4R’s no cotidiano.

Reduzir

Aqui o conceito pode ser aplicado nos consumos do dia a dia. Reduzindo os desperdícios de água, comida e luz. Outra maneira de aplicar é diminuir o consumo de produtos descartáveis, optando por alternativas duráveis ou biodegradáveis. Compre apenas o necessário e evite desperdícios.

 

Reutilizar

Sabe aquela garrafa pet que você jogaria fora depois de usar o conteúdo dela? Reutilize para fazer vasos para plantas ou, se for realmente descartar, faça isso da maneira correta, em locais apropriados. Tente sempre dar uma segunda vida aos itens, assim é possível ajudar outras pessoas e, principalmente, o meio ambiente.

 

Reciclar

Esse é um dos termos mais conhecidos quando se fala em ajudar o meio ambiente. É com a reciclagem que se pode dar uma nova vida aos objetos. Conheça os materiais que podem ser recicláveis e siga as orientações de separação. Fazendo isso corretamente em casa, a coleta seletiva será mais eficiente. Materiais como papel, vidro, plástico, metal, entre outros, se separados corretamente, podem virar novos produtos e ajudam a até a criar novos empregos.

 

Repensar

Como o próprio nome diz, devemos repensar em como nossas atitudes e escolhas podem impactar no meio ambiente. Busque alternativas mais sustentáveis na hora de fazer compras e apoie empresas e produtos que seguem práticas ambientalmente responsáveis, como produtos biodegradáveis, separação do lixo, consumo consciente de água, entre outras coisas.