Como escolher o melhor aparelho de ar-condicionado?

A Central Lar trabalha com a venda e instalação de aparelhos de ar-condicionado e oferece manutenção e assistência técnica especializada.

Foto: Divulgação

 

 

Ter um ar-condicionado em casa é uma boa forma de contornar o calor do verão e de outras épocas do ano. Mas, para escolher o produto certo, é necessário ficar de olho em pontos importantes como a capacidade do aparelho e o tipo de instalação elétrica disponível em casa.

 

O ar-condicionado só será realmente útil se tiver capacidade de resfriar bem o ambiente em que será instalado. Para descobrir se a unidade que você quer instalar vai dar conta do trabalho, você precisa ficar de olho nos BTUs, medida relacionada à capacidade do aparelho, que é calculada de acordo com o tamanho do cômodo em que ele será instalado.

 

A média, por exemplo, é de 600 a 800 BTUs por metro quadrado do cômodo. Com esse dado em mãos, basta multiplicar o número de BTUs pela área (em metros quadrados) do ambiente para se ter uma noção da capacidade de refrigeração necessária do ar-condicionado.

 

Outro ponto de atenção é a carga térmica do ambiente. Se o espaço recebe muita luz solar, considere aumentar o número de BTUs. O mesmo vale para áreas onde se concentram muitas pessoas ou onde ficam aparelhos geradores de calor, como refrigeradores, freezers, TVs, fornos e fogões.

 

O processo de instalação de um ar-condicionado também deve considerar uma série de pontos para garantir máxima eficiência ao produto.

 

Aparelhos menores, normalmente possuem baixo consumo de energia, não exigindo muito da rede elétrica. Já aparelhos maiores exigem mais cuidados. Neste caso, é importante verificar itens como fiação, quadro de disjuntores e cabos. Alguns aparelhos de 48.000 BTUs ou maiores costumam utilizar uma rede trifásica. Logo, é interessante verificar se essa rede será de 220v ou 380v.

 

Outros fatores devem ser observados em uma instalação. É recomendado sempre procurar uma empresa autorizada da marca sempre que possível, credenciada ou especializada. Cada aparelho tem seus critérios de instalação, como quantidade mínima de tubos a ser aplicados, bitolas de cabos a ser usados na comunicação entre as unidades interna e externa, distância da unidade interna e externa do forro, entre outros.

 

Sempre que algum desses critérios não é obedecido, com toda certeza o rendimento do aparelho fica prejudicado, podendo gerar consumo elevado de energia.

 

Cuidados com o ar-condicionado

Depois de instalado, é necessário manter a limpeza dos filtros do aparelho pelo menos uma vez ao mês. Além da limpeza, deve-se desmontar o aparelho e lavar todas as peças como turbina, bandeja de dreno, dreno, serpentinas, entre outros. Esse processo é recomendado no mínimo uma vez ao ano. A limpeza pode ser mais frequente, caso os aparelhos estejam sempre ligados ou em situações em que ficam muito expostos à poeira.

 

Outro detalhe a ser observado seria a temperatura de trabalho do ar-condicionado. A temperatura mínima e máxima de cada aparelho pode mudar de acordo com cada modelo e marca. Para resfriar, o recomendado é que o ar-condicionado trabalhe na faixa de 21 graus e para aquecimento 24 graus, de forma que o ambiente fique agradável.

 

Em Riomafra, a Central Lar é a empresa certa para você investir em um ar-condicionado novo. Especializada em sistemas de climatização, a empresa trabalha com a venda e instalação de aparelhos de ar-condicionado e ainda oferece manutenção e assistência técnica especializada, garantindo máxima eficiência ao seu produto.

 

A loja conta com as melhores opções do mercado em sistemas de ar-condicionado, levando mais tecnologia, capacidade de resfriamento e economia para os clientes.

 

Para conhecer os produtos e serviços da Central Lar, clique aqui.

 

A empresa atende de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. Nos sábados, das 8 às 12 horas.

 

Serviço

Central Lar Refrigeração – Rio Negro

Rua Comendador Franco, 280, Centro

(47) 3645-5212, 98482-5212