Conselho de Educação de SC aprova avaliação de reconhecimento do curso de Medicina da UNC

Curso atendeu os referenciais de qualidade dispostos no instrumento de avaliação.

Fotos: UNC/Divulgação

 

 

A Universidade do Contestado (UNC) completa 53 anos, somando mais de 37 mil profissionais formados nos campis de Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra, Porto União e Rio Negrinho.

 

Em 2014, a instituição iniciou um planejamento estratégico que prioriza, dentre as áreas do conhecimento, a área da Saúde.

 

A UNC implementou seu primeiro curso de Medicina, devidamente autorizado pela comissão de avaliação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC). A primeira turma iniciou no segundo semestre de 2017, no campus de Mafra, e o curso recebeu na época, nota 3,95, na escala com nota máxima de 5.

 

Este ano, o curso recebeu uma comissão avaliadora, composta pelos professores Oscar Alves e Nicolau Fernandes Kruel, em 17 e 18 de março, e recebeu o conceito geral 4,69, seguindo ao CEE/SC para aprovação.

 

 

A avaliação, obedecendo às orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), relata o atendimento a todos os requisitos legais e normativos, bem como aos referenciais de qualidade dispostos no instrumento de avaliação.

 

Nas dimensões avaliadas, a dimensão 1, referente à Organização-Didático-Pedagógica, se destacou e obteve o conceito 5 em todos os indicadores. Na dimensão 2 – Corpo Docente, a comissão avaliou os indicadores com conceitos 4 e/ou 5. Um único indicador teve conceito 3, um dos mais difíceis de ser atingidos em cursos de Medicina: “regime de trabalho do corpo docente do curso”. No que concerne à dimensão 3 – Infraestrutura, todos os indicadores obtiveram o conceito máximo.

 

 

No dia 25 de abril de 2023, o CEE/SC deliberou por unanimidade dos presentes e aprovou a avaliação de reconhecimento do curso de bacharelado em Medicina, ofertado em Mafra.

 

O resultado ratifica os propósitos da gestão da Universidade do Contestado iniciada em 2014 e planejada até 2028, evidenciando os resultados obtidos e a legalidade seguida. Neste ano, a UNC completa um ciclo e forma sua primeira turma de Medicina.