Fisioterapia pélvica: o que é e para quem é indicada

Gabriela de Colo Souza explica qual a importância da especialidade para a saúde e a qualidade de vida das mulheres.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

 

 

A fisioterapia pélvica é uma especialidade dentro da fisioterapia que se concentra no tratamento de disfunções do assoalho pélvico, que são os músculos, ligamentos e tecidos conectivos que suportam os órgãos pélvicos, incluindo a bexiga, o útero e o canal vaginal.

 

Segundo a especialista Gabriela de Colo Souza, a fisioterapia pélvica pode ajudar no tratamento de diversas disfunções uroginecológicas, como em casos de incontinência urinária e fecal, prolapso de órgãos pélvicos e hiperatividade vesical. A especialidade auxilia as pacientes a controlar a musculatura pélvica, evitando escapes indesejados de fezes e urina, e também ajuda a reduzir a frequência urinária.

 

A fisioterapia pélvica também é indicada para o tratamento de disfunções sexuais. Através de técnicas de liberação miofascial, massagem e alongamento dos músculos pélvicos, é possível reduzir as dores durante e após as relações sexuais. A especialidade também é eficaz para o tratamento do vaginismo, que é a contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico que dificultam ou impedem a penetração.

 

“Esta especialidade ajuda a melhorar a autoestima e a confiança das pacientes, contribuindo para o aumento da libido e da satisfação sexual”, destaca Gabriela.

 

Segundo a especialista, a fisioterapia pélvica obstétrica é voltada especialmente para o atendimento de gestantes durante o período de gravidez, parto e pós-parto. O objetivo principal da especialidade é ajudar a prevenir e tratar disfunções musculoesqueléticas e pélvicas que podem ocorrer nesse período, melhorando a qualidade de vida e bem-estar da paciente.

 

Para Gabriela, que também auxilia as pacientes durante o trabalho de parto como doula, a fisioterapia pélvica ajuda as gestantes a preparar a musculatura para o nascimento do bebê, reduzindo a dor e acelerando o processo de recuperação.

 

Sobre a profissional

Gabriela de Colo Souza é formada pela PUC-PR e atua na área da saúde da mulher há 6 anos. A profissional possui pós-graduação em Uroginecologia e Sexualidade Funcional e Fisioterapia Obstétrica, além de outros cursos específicos da área. Também atua como doula, acompanhando trabalhos de parto.

 

A fisioterapeuta atende na Clínica Cardiocranium, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, 1421, no Centro de Mafra.

 

Para saber mais sobre a fisioterapia pélvica e agendar uma consulta, entre em contato com a profissional pelo Instagram @fisiopelvicagabicolo