Pesquisa de professora da UNC é publicada em periódico internacional

Pesquisadora do curso de Optometria, Sabrina Braga Vieira, produziu artigo sobre pacientes com ceratocone na América Latina.

Foto: Divulgação

 

 

A Universidade do Contestado (UNC) tem como missão construir e difundir conhecimento. Suas pesquisas têm alcançado patamar internacional, tanto é que recentemente a professora e pesquisadora do curso de Bacharel em Optometria da UNC, Sabrina Braga Vieira, teve seu artigo publicado na revista internacional Clinical and Experimental Optometry.

 

O periódico possui enfoque em publicações e pesquisas no campo da Optometria e Ciência da Visão, bem como diretrizes clínicas, padrões clínicos e revisões sistemáticas.

 

O artigo “Optometric practices and attitudes in keratoconus patient management in Latin America”, teve como objetivo explorar as práticas e atitudes optométricas no manejo de pacientes com ceratocone na América Latina. O ceratocone é um distúrbio corneano progressivo, bilateral e assimétrico que requer uma abordagem multidisciplinar, o uso de diferentes tecnologias de avaliação ocular e diferentes abordagens de manejo.

 

Ao todo, 396 profissionais de 15 países da América Latina responderam um questionário adaptado, e então foi realizada uma comparação com outra pesquisa anteriormente realizada em três países europeus, com a resposta de 581 profissionais, totalizando com a participação de 977 optometristas.

 

Este estudo forneceu evidências iniciais sobre o manejo do ceratocone na América Latina e sugere que são necessárias ações para melhorar o treinamento/educação profissional, facilitar a acessibilidade à tecnologia de atendimento e incentivar o co-gerenciamento entre os profissionais da área para minimizar a progressão da enfermidade e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes na América Latina.

 

O artigo publicado é resultado de parte da tese de doutorado da professora, desenvolvida no Instituto Universitário de Oftalmobiologia Aplicada (IOBA) da Universidade de Valladolid/Espanha. Também colaboraram na elaboração do artigo pesquisadoras da Argentina e Espanha.

 

“É uma grande conquista para todos os optometristas brasileiros uma publicação em uma revista tão importante. A colaboração com profissionais de outros países está ajudando e incentivando a pesquisa em nosso país e firma o empenho da UNC com seu pioneirismo na formação e investigação da optometria no Brasil”, disse a professora Sabrina.