Saiba como elaborar um plano de assessoria de imprensa eficaz

A assessoria de imprensa é responsável por construir o relacionamento entre uma marca e a mídia.

 

 

Se destacar nos principais veículos de comunicação traz imensos benefícios para o seu negócio. Mas é preciso estratégia para que uma marca consiga bons espaços na mídia espontânea. Para isso, é necessário traçar e executar um bom plano de assessoria de imprensa.

 

A assessoria de imprensa é especializada em construir o relacionamento entre uma marca e a mídia. Ela funciona como uma ponte entre os assessorados e os veículos de comunicação, em busca de visibilidade.

 

Uma das principais atividades da assessoria é mapear os veículos e as possibilidades de inserções na mídia de forma orgânica e espontânea. Ou seja, sem que o cliente pague pelo espaço.

 

Cabe a assessoria de imprensa estar por dentro de todas as características do negócio e identificar as oportunidades para expor serviços ou produtos na mídia, com base nos temas que se relacionam com o assessorado.

 

A Agência Vem! listou algumas dicas de como você pode desenvolver um plano de assessoria que gere resultados.

 

Defina objetivos

A clareza desse primeiro passo é determinante para o sucesso de toda sua estratégia. Antes de tudo, é necessário saber qual o objetivo que se deseja com o plano de assessoria de imprensa.

 

Comece definindo o que sua empresa quer ou precisa atingir como resultado a curto, médio e longo prazo. São muitas as possibilidades de objetivos para o plano. Saber o que se quer conquistar é o pontapé inicial para qualquer realização.

 

Identifique o público alvo

Com os objetivos listados, ficará bem mais fácil atingir o público que se deseja. É importante identificar e conhecer quem você espera alcançar com determinada ação. Desta forma, será mais claro o caminho para se chegar às melhores estratégias.

 

A comunicação deve ser feita para quem, de fato, consome a sua marca e não para quem você gostaria que consumisse – a menos, é claro, que você esteja passando por um reposicionamento de mercado.

 

Além do seu público, é preciso ser consciente sobre a sua concorrência.  Tudo isso vai ajudar a entender o que já funciona no seu mercado, o que não é tão assertivo e a traçar um plano de comunicação mais eficaz.

 

Defina uma estratégia

Todas as ações a serem desenvolvidas deverão estar alinhadas a mensagem que você quer transmitir. Isso promove identificação do público com o ideal da organização.

 

A partir daí, é preciso ter em mente que nem sempre o que você deseja alcançar é possível com o que tem em mãos. Pode ser frustrante, mas nem todo tema rende uma notícia.

 

Nessa hora é preciso avaliar seu negócio e encontrar um diferencial nele. Vale também realizar reuniões com os demais colaboradores e entender o que pode ser interessante e atrativo. Dessa forma, é mais seguro que a informação oferecida pela assessoria de imprensa aos formadores de opinião seja bem recebida.

 

Elaboração de pautas

As pautas definem o sucesso de toda a estratégia pensada até aqui. Os conteúdos oferecidos aos jornalistas e veículos de comunicação devem estar alinhados com a área de atuação da marca e seus negócios, sejam eles serviços ou produtos.

 

No entanto, nem sempre o que é relevante para a marca interessa à imprensa. Por isso, é importante estar atento às oportunidades: temas de mercado, assuntos factuais, datas específicas e relacionadas com a área em que a marca atua podem ser a chave do sucesso de sua estratégia.

 

Também é importante determinar quem vai ser o representante da empresa na hora em que a mídia se interessar pelas pautas sugeridas para entrevistas.

 

Para encontrar o porta-voz ideal, é preciso identificar qual gestor ou técnico que melhor domina aquele determinado tema. A pessoa que falará com o jornalista, além de conhecer o assunto da pauta profundamente, precisa entender previamente quais as particularidades do veículo. Desta forma, poderá transmitir a mensagem de forma clara e aproveitar o espaço aberto.

 

Cronograma

O plano de assessoria de imprensa pode ser elaborado anualmente, com acompanhamentos mensais, bimestrais e trimestrais. Também é possível definir frequências específicas, de acordo com as necessidades de cada negócio. O importante aqui é que o plano estabeleça prazos para implementação de estratégias e, também, para o alcance de objetivos.

 

A assessoria de imprensa pode apresentar resultados imediatos em alguns casos, e em outros, só a médio e longo prazos. Ainda assim, ela é fundamental para a construção positiva de uma marca perante a opinião pública ou para a criação de autoridade em determinada área.

 

Gostou das dicas para um plano de assessoria de imprensa eficaz? A Agência Vem! conta com uma equipe especializada e atualizada nas tendências do mercado da comunicação e pode te ajudar a desenvolver um bom plano de assessoria.

 

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