Tecnologia é aliada importante para o futuro da educação brasileira

Ministro Milton Ribeiro participa da abertura das comemorações dos 25 anos do Grupo Uninter, em Curitiba, e fala sobre o ensino pós-pandemia

Foto: Divulgação

O ministro da educação participou na manhã de quinta-feira (13) em Curitiba, do primeiro evento comemorativo aos 25 anos do Grupo Uninter. Ele conheceu as metodologias ativas aplicadas pela instituição, os livros didáticos produzidos pela editora do grupo e os laboratórios portáteis usados pelos alunos dos cursos de graduação.

 

“A tecnologia e as possibilidades da educação a distância são uma realidade que vieram para ficar. Acredito que, no pós-pandemia, o presencial retornará normalmente, sobretudo na educação básica”, afirmou.

 

“Instituições que já investem no desenvolvimento da educação a distância, como a Uninter, estão hoje na frente. Tudo o que vi aqui é de muita qualidade. Isso porque o fundador Wilson Picler tem claramente paixão pela educação e quer deixar um legado para a sociedade brasileira”, avaliou o ministro, que também visitou a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e o Hospital Universitário Evangélico no período da tarde.

 

Propostas para o futuro 

O professor Wilson Picler, presidente do Conselho de Administração da Uninter, após contar resumidamente a história dos 25 anos da instituição, pontuando seus principais marcos de inovação, apresentou ao ministro duas sugestões para inovar e melhorar a pesquisa e o ensino superior no Brasil.

 

A primeira é a criação de cursos de pós-graduação autofinanciáveis, com flexibilização do número de orientadores em relação ao número de orientandos.

 

A outra sugestão foi a de acelerar o Programa Novos Caminhos para a criação de novos cursos de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. “As instituições que têm conceito 5 em educação a distância e já conquistaram a sua autonomia universitária não deveriam precisar submeter seus projetos à análise do Ministério da Educação, pois já fazem isso internamente. A análise dos projetos, que são muitos em todo o Brasil, está trazendo morosidade para o programa e retardando a oferta de novos cursos”, alertou.

 

Além do ministro Milton Ribeiro e do professor Wilson Picler, o evento que abriu as comemorações dos 25 anos do Grupo Uninter, com transmissão simultânea para todo o Brasil, contou com as presenças do vice-reitor da instituição, Jorge Bernardi, do CEO da Uninter, Marco Eleutério, do presidente do Conselho de Educação do Paraná, João Carlos Gomes, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Oswaldo Ferreira, que compuseram o palco. Os reitores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Schiefler Filho, também estiveram presentes, além de outros pró-reitores e diretores de Escolas da Uninter, como convidados especiais.

Foto: Dilvulgação

Doação

Ao final do evento, a Uninter doou ao Hospital de Clínicas da UFPR uma tonelada da sopa Nutrizid, desenvolvida por sua Escola Superior de Saúde, em parceria com o Instituto Wilson Picler. Desidratada e de rápido preparo, a Nutrizid é composta por carboidratos, proteínas, fibras, cálcio e fósforo. A doação será entregue em três etapas, conforme a produção.

Foto: Divulgação