Tricologia: qual a importância da saúde capilar?

Área abrange o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam as estruturas capilares.

Foto: Wesley Gabriel

 

 

A tricologia é uma especialidade médica que estuda os fios de cabelo e o couro cabeludo. A área abrange o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam as estruturas capilares.

 

Muitas vezes, uma simples queixa de queda de cabelo pode ser a manifestação secundária de alguma afecção na tireoide, anemia, deficiência de vitaminas, doenças reumatológicas, entre outras. Por isso é tão importante a avaliação de um profissional.

 

Segundo a tricologista, Eleni Rodrigues, diversos profissionais atuam dentro da especialidade, desde o médico tricologista que realiza transplantes, biomédicos que trabalham com tratamentos injetáveis e esteticistas que atuam com a eletroterapia e com procedimentos pouco invasivos.

 

“O cabelo mexe com a autoestima e o sucesso do meu trabalho é a satisfação pessoal dos clientes. É gratificante quando eles se olham no espelho e se sentem bem com o resultado”, disse.

 

Além da queda de cabelo, a tricologia também abrange tratamentos para perda de cabelos após quimioterapia, danos aos fios de cabelo causados por procedimentos estéticos químicos e físicos (como tinturas, colorações e alisamentos), bem como de afecções no couro cabeludo (dermatites), psoríase, micoses e foliculites, entre outras.

 

“Em alguns casos, os problemas capilares podem estar associados a causas emocionais. O indicado nestes casos é buscar um tratamento multidisciplinar, que envolva, além do tricologista, o auxílio de um psicólogo”, disse.

 

Atualmente, devido à grande procura, a tricologia é uma área que atrai muitos interessados. Segundo Eleni, no mundo inteiro tem crescido significativamente o número de pesquisas e descobertas de novos protocolos de tratamentos médicos nesta área.

 

 

Serviço

Eleni Rodrigues – Terapias Capilares

Rua Plínio Tourinho, 2826, Sala 8, Rio Negro

Instagram