103 anos da Independência da Polônia são lembrados em Itaiópolis

As comemorações acontecem na Casa Polaski, em Paraguaçu, um dos maiores ícones da cultura polonesa na região.

Foto: Divulgação

 

 

A tarde deste domingo (14) será movimentada no bairro Paraguaçu, em Itaiópolis, que celebra os 103 anos da Independência da Polônia.

 

As comemorações acontecem na Casa Polaski, um dos maiores ícones da cultura polonesa na região.

 

Uma corrida/caminhada de 1918 metros, sem caráter competitivo, abre as celebrações. Após a chegada haverá brinde de vodka.

 

Às 16 horas, se apresenta o Grupo Folclórico Wiezy Polskie.

 

Durante toda a tarde, a Casa Polaski está aberta para visitação, com venda de espetinhos e chopp.

 

A Casa Polaski

A Casa Polaski foi comprada pelo IPHAN em 2008 que desde então iniciou os trabalhos para sua recuperação. O imóvel, que representa um exemplar da arquitetura eslava em Itaiópolis, foi edificado em 1928.

 

Seus primeiros proprietários foram Theodoro Smangorzewski e Martha Minikowka, e no local funcionaram um armazém e um banco. A família Polaski foi a última proprietária do imóvel.

 

Sua característica principal está presente na particular configuração construtiva, sendo esta composta por fachada frontal em alvenaria, telhado de telha cerâmica francesa e corpo constituído completamente por madeira, inclusive suas paredes internas.

 

A Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis recebeu a Casa em comodato destinando o seu uso como espaço cultural, espaço de exposição, visitação e hostel. A partir de então passou a funcionar como albergue e Centro de Difusão Cultural.

 

Com informações da Udesc.