Após temporal, semana será marcada por mais chuva e avanço de nova onda de frio

Frente fria chega ao Sul do país e derruba as temperaturas a partir de terça-feira (31).

Foto: Robson Komochena

 

 

A forte chuva que atingiu a região neste domingo (29) deve continuar ao longo desta segunda-feira (30), segundo a Epagri/Ciram

 

Em Santa Catarina, o tempo segue chuvoso, com rajadas de vento de 50 a 60 km/h, especialmente no Litoral.

 

Já em Riomafra, o céu fica encoberto e as chuvas devem atingir volume de 17 mm. Os ventos chegam a 30 km/h e a temperatura começa a declinar. Isso se deve ao avanço de uma massa de ar frio na região. A mínima chega a 13°C e a máxima à 17°C.

 

O risco será baixo para ocorrências associadas a temporais isolados (descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo) e a chuva pontualmente intensa (alagamentos e deslizamentos).

 

A partir de terça-feira (31), o frio avança em Riomafra, provocando geada e nevoeiros. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia e a chuva retorna no fim da tarde, de forma isolada. Os termômetros registram mínima de 8°C e máxima de 13°C.

 

Na quarta-feira (1), um cavado (área de baixa pressão) passa a atuar em Santa Catarina, deixando o tempo instável. O céu fica encoberto, com chuva frequente o dia todo, totalizando volume de 30 mm. A temperatura segue baixa, com mínima de 9°C e máxima de 13°C.

 

A situação se mantém na quinta-feira (2), e o tempo segue instável, com chuva frequente (30 mm) e predomínio de nuvens. A temperatura também continua baixa, com mínima de 11°C e máxima de 13°C.

 

Na sexta-feira (3), a chuva dá uma trégua, mas o tempo segue nublado, com poucas aberturas de sol durante o dia. O frio se mantém e a temperatura registra novamente mínima de 11°C e máxima de 13°C.

 

Foto: Robson Komochena

 

Tendência para os próximos dias

Entre 4 e 6 de junho, há indicativo de chuva frequente e totais mais elevados na região, devido à influência de áreas de baixa pressão e a formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil.

 

A partir do dia 7, a previsão é de tempo seco e frio, com a chegada de uma nova massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. A temperatura baixa deve favorecer a formação de geada nas áreas mais altas. Depois disso, a temperatura começa a se elevar gradativamente.