Até quando vai chover em SC? Veja os alertas da Defesa Civil

Na região Norte, volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm ao longo do dia.

Foto: Robson Komochena

 

 

Depois de uma madrugada com chuva persistente e volumosa no litoral catarinense, principalmente na Grande Florianópolis, a chuva perdeu intensidade na manhã deste domingo (14).

 

A previsão indica que, entre a manhã e à tarde, a chuva segue ocorrendo de maneira persistente e, por vezes, com forte intensidade entre o Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí. Na Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, a chuva também segue ocorrendo de maneira persistente, mas intercalando com alguns períodos de melhoria.

 

O risco é alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte, parte do Vale do Itajaí e do Litoral Sul. Além disso, o risco é alto a muito alto para deslizamentos.

 

Até o final deste domingo, acumulados previstos entre 30 e 50 mm na Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, entre 80 e 100 mm entre o Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Entre o Planalto Sul, parte do Alto Vale do Itajaí, acumulados entre 30 e 50 mm durante o dia. Pontualmente, valores de chuva acima podem ocorrer.

 

Imagem: Defesa Civil/Divulgação

 

Na segunda-feira (15), o tempo continua encoberto e com chuva ao longo do dia no litoral. Entre a tarde e à noite, a instabilidade ganha reforço e, novamente, a chuva volta a ocorrer com forte intensidade em alguns momentos no Litoral e no Vale do Itajaí.

 

Nas áreas em laranja do mapa, onde o risco é alto para alagamentos e enxurradas pontuais, os acumulados variam entre 60 e 80 mm, com pontuais acima. Na área em amarelo do mapa os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm ao longo do dia.

 

A circulação marítima só perde força na terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo estado, provocando temporais isolados em todas as regiões. O sol volta a aparecer em toda Santa Catarina na quarta-feira (17), quando uma massa de ar mais seco predomina, deixando as temperaturas baixas no amanhecer.

 

A Defesa Civil reiterou a necessidade de acompanhar as atualizações dos boletins de previsão devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

 

Com informações da Defesa Civil de SC.