Chuva torrencial deixa Defesa Civil em alerta em SC

Em Mafra, até o momento, chuvas afetaram duas escolas e um posto de saúde.

Foto: Robson Komochena

 

A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta para os temporais e chuva volumosa, que ocorrem desde a madrugada desta quarta-feira (4) e devem se estender nos próximos dias.

 

Segundo o órgão, um Plano Estadual de Contingência já está montando, caso necessário em situações de emergência.

 

De acordo com a Defesa Civil, há alto risco para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.

 

“Foram realizadas inúmeras reuniões na diretoria de gestão de desastres, informando os diversos segmentos do Estado para os riscos”, destacou o diretor de gestão de desastres, coronel César Assunção Nunes.

 

A previsão para chuva intensa acende um alerta para alagamentos e deslizamentos em Santa Catarina. A estimativa da Defesa Civil e da Epagri é que o volume de chuva ultrapasse os 100 milímetros nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e em parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí

 

Ainda, segundo a Defesa Civil, boa parte de Santa Catarina está em estado de atenção para as ocorrências relacionadas à chuva entre a tarde de terça e madrugada desta quarta-feira.

 

Estragos em Mafra

Em Mafra, a força da chuva levou parte da calçada e da galeria do rio Bandeira, que cruza a rua Dr. José Boiteux, na Vila Ivete, conforme registrou o leitor Cilnei Barros.

 

 

As fortes chuvas também afetaram as calhas de diversos prédios públicos, segundo a Prefeitura.

 

As escolas Felipe Carvalho Martins (Butiá dos Carvalhos) e Breno Cauã Garcia (Vila Argentina), além da sala de vacinas do posto central, foram temporariamente fechados.

 

Estragos em SC

No Meio-Oeste, as cidades de Tangará e Ibiam registraram inundações. Outro ponto de alagamento é no município de Curitibanos.

 

Previsão para os próximos dias

Conforme a Epagri, as instabilidades no tempo voltam a ganhar força entre sexta-feira (6) e domingo (8), entre o centro e o litoral catarinense.

 

Os grandes volumes de chuva, combinados ao solo já encharcado, podem ainda contribuir para enxurradas e inundações graduais.

 

A Epagri ainda afirma que, caso seja necessário, as barragens no Alto Vale do Itajaí podem ser operadas para prevenir ou mitigar inundações nesta região.

 

Governador expressa preocupação

Em um vídeo publicado eu suas redes sociais, o governador Jorginho Mello destacou que o Governo do Estado, junto com a Defesa Civil, segue em alerta.

 

“De quarta-feira em diante, vamos ter muita chuva. A preocupação é grande, precisamos ficar vigilantes, para que nada aconteça com nenhuma pessoa em Santa Catarina”, pontuou.