Ciclone extratropical: Defesa Civil emite alerta de temporal para a região

Formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul pode provocar temporais com raios e rajadas de vento nesta quinta-feira (6).

Foto: Robson Komochena

 

 

A semana começou ensolarada em Riomafra. No entanto, a partir de amanhã (5) e quinta-feira (6) o tempo deve mudar. Um sistema de baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, que deve provocar instabilidade no clima de Santa Catarina.

 

Segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, há risco de chuva intensa em um curto intervalo de tempo, temporais com intensas rajadas de vento, acompanhada de raios e eventual queda de granizo.

 

Em Riomafra, na quarta-feira (5), o tempo fica encoberto ao amanhecer, melhorando no decorrer do dia. A temperatura estará amena, com máxima de 24°C.

 

Já na quinta-feira (6), a influência do ciclone provoca chuva intensa, com volume aproximado de 39 milímetros, acompanhada de raios e rajadas de vento de até 55 quilômetros por hora. A cobertura de nuvens também faz a temperatura diminuir, atingindo mínima de 13°C e máxima de 17°C.

 

De acordo com a Defesa Civil, o risco para ocorrências no Planalto Norte é alto e exige atenção. Confira o mapa:

 

 

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a chuva dá uma trégua e o sol retorna entre nuvens, trazendo temperaturas mais amenas.

 

Como se proteger de ventos e raios

Conforme orientação da Defesa Civil, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

 

Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.