Ciclones intensificam massa de ar frio e causam queda nas temperaturas

Fenômenos se deslocam em direção à América do Sul e trazem frio para a região neste final de semana.

Foto: Robson Komochena

 

 

Neste final de semana, a região sul do Brasil sofrerá os impactos de dois ciclones extratropicais que se deslocam em direção à América do Sul. A formação dos fenômenos aconteceu na quinta-feira (27) entre o litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul.

 

De acordo com os boletins de alerta emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os ciclones não representam risco direto para o Brasil, mas serão responsáveis por impulsionar a chegada de uma massa de ar frio à região, resultando em baixas temperaturas.

 

No sábado (29), a atuação da massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão deixará o céu encoberto em todo o Planalto Norte. Em Riomafra, segundo a Epagri/Ciram, a mínima fica em 7°C e a máxima não deve ultrapassar os 14°C ao longo do dia. Apesar do frio, o risco para chuva e temporais é baixo.

 

Já no domingo (30), o sistema de alta pressão continuará atuando em Santa Catarina, proporcionando tempo firme, com sol e variação de nuvens em todas as regiões. O amanhecer será igualmente gelado, com temperaturas em torno de 7°C em Riomafra. Durante o dia, a temperatura sobe um pouco, atingindo máxima de 19°C na região.

 

Além dos ciclones, outra influência no clima do fim de semana é uma massa de ar frio polar vinda da Patagônia. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o fenômeno pode deixar as temperaturas próximas ou abaixo de zero nas áreas altas da Serra Catarinense.