Como solucionar o problema do trânsito em Riomafra?

Riomafrenses analisam melhorias no trânsito entre Mafra e Rio Negro.

 

O acúmulo de veículos nas ruas causa prejuízos, estresse, acidentes e poluição, e tende a piorar nos próximos anos, caso não sejam adotadas políticas mais eficientes.

 

Para o professor e especialista em mobilidade urbana, Altamiro Soares Pinto, o maior problema no trânsito não necessariamente está no excesso de veículos nas ruas, mas nos próprios motoristas. “A maioria não respeita as regras de circulação e conduta e também não tem espírito de colaboração com o próximo. Uma forma de melhorar o trânsito é investindo na educação de trânsito”, pontua.

 

Em Riomafra, uma dos pontos mais críticas é o trânsito na ponte Rodrigo Ajace, de acesso entre Mafra e Rio Negro, que em horários de pico, causa congestionamentos, afetando o fluxo de veículos.

 

 

Para a operadora de caixa, Daniele Duarte Ozcik, é comum ver os motoristas atravessando na frente uns dos outros. “Na pressa, muitos motoristas acabam não respeitando os demais condutores. Se as pessoas tivessem mais paciência, não teríamos tantos transtornos e acidentes”, disse. A mesma ideia é compartilhada pelo motorista de aplicativo Luan Luks Smoralek. “Se cada um fazer sua parte teremos um trânsito melhor”, observa.

 

Para a empresária Ana Catarina Scholze, a única forma de melhorar o trânsito é com a implantação de um estacionamento rotativo, pois com mais vagas disponíveis nas ruas, o fluxo tende a diminuir. Já para o empresário Edson Vilha do Lago, as cidades deveriam investir em um estacionamento próprio para motos, uma vez que muitos motociclistas ocupam as vagas dos carros, dificultando a vida de motoristas que buscam um local para estacionar.