Defesa Civil alerta para risco muito alto de chuva e alagamentos neste final de semana

Planalto Norte está em alerta vermelho. Volume de chuva pode chegar a 100 milímetros em algumas regiões do Estado.

Foto: Divulgação

 

 

A maior parte de Santa Catarina está em alerta vermelho para risco de temporais e ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, como tem ocorrido nos últimos dias. Segundo alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, neste sábado (7) e domingo (8), o Estado deve registrar chuva volumosa, com totais entre 50 a 100 milímetros.

 

O Planalto Norte está entre as regiões de maior risco, juntamente com o Vale do Itajaí, o Meio-Oeste, o Litoral Norte e a Grande Florianópolis.

 

 

Para este sábado (7), o órgão estadual alerta que o risco de temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo é bastante alto.

 

No entanto, a chuva deve ficar ainda mais intensa no domingo (8) e registrar, somente em Mafra, volume de quase 50 milímetros. Em outras regiões do Estado, o acumulado deve variar em 70 a 100 milímetros.

 

 

Nível do rio

Segundo a Defesa Civil, a chuva abrangente em todo o Planalto Norte vai influenciar consideravelmente o aumento do nível do rio Negro, potencializando os efeitos das enchentes e atingindo um número maior de casas. Na última leitura, às 11 horas, o rio havia atingido a marca de 8,78 metros, um aumento de 3 centímetros por hora nas últimas 3 horas.

 

Nos últimos dois dias, as prefeituras e demais órgãos municipais montaram forças-tarefas para retirar as famílias e seus pertences de áreas próximas ao rio. As autoridades também estão monitorando de perto a situação e realizando ações preventivas para enfrentar as inundações.

 

 

Se você ou alguém que você conhece estiver em uma área de risco ou precisar de assistência, é possível acionar a Defesa Civil dos municípios por meio do WhatsApp, nos números abaixo:

 

Rio Negro: (47) 99171-1778

Mafra: (47) 99258-9112

Itaiópolis: (47) 9270-3485

Campo do Tenente: (41) 98883-5003 e (41) 99736-5455

 

Os serviços de retirada e transporte de móveis são totalmente gratuitos e fornecidos pela Defesa Civil e demais voluntários.