Eleições para diretores nas escolas estaduais de SC vai até às 20 horas

Em Mafra, votação ocorre em nove escolas, enquanto em Itaiópolis, em três.

Foto: Divulgação

 

 

Termina às 20 horas desta segunda-feira (4), as eleições para diretores das quase 900 escolas de Santa Catarina.

 

A votação começou no domingo (3) e se encerra hoje. Neste período, serão eleitos os diretores das instituições de ensino para os próximos quatro anos.

 

Diferente de outros pleitos, pela primeira vez, o Estado exige uma participação mínima de 50% mais um, em cada segmento de votantes. Apesar de incentivar a participação da comunidade, o percentual está causando preocupação nos candidatos, já que, até o momento, a participação dos pais está sendo abaixo do esperado.

 

Em Mafra, nove escolas terão votação, enquanto outras três instituições não tiveram candidatos inscritos. Em apenas uma escola haverá um embate entre dois nomes, enquanto nas demais, apenas um candidato disputa a vaga.

 

Uma das instituições mais tradicionais, com mais de 70 anos, a Escola Santo Antônio tem apenas um candidato na disputa. “Queremos uma escola para a comunidade e neste momento precisamos que os membros dela se façam presentes”, comentou o professor Alexandre Sora, que pela primeira vez concorre ao cargo.

 

“É de extrema importância estar junto da comunidade escolar, pois uma gestão sólida que se baseia em princípios éticos e transparentes busca ouvir os anseios desta comunidade. Como professor e mais assiduamente com o início da campanha, tenho me colocado à disposição recebendo as angústias e os desejos da comunidade escolar. A Escola é um ambiente vivo e em constate movimento e ela só acontece se todos se sentirem acolhidos e parte integrante”, comentou.

 

“Compreendo a grandiosidade e relevância de tal cargo, assim como entendo que a Educação tem poder transformador e de grande impacto na vida de todo cidadão”, concluiu.

 

Já em Itaiópolis, das quatro escolas estaduais, apenas uma não teve candidato. As demais, cada uma, tem um nome na disputa.

 

Quem pode votar

– Alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação Profissional;

 

– Profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (professor, especialista em assuntos educacionais, assistente técnico-pedagógico e assistente de educação);

 

– 1 responsável legal por família dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar.

 

Segundo Lisangela Lorena Pinto, responsável pela Coordenadoria Regional de Educação de Mafra, nos casos onde não há candidato inscrito, será aguardado a retificação do edital e a orientação da Secretaria de Educação como proceder. O mesmo acontece se houverem casos onde algum dos quóruns não atingir 50% mais 1.

 

Clique e veja quem são os candidatos em Mafra e Itaiópolis.