Em entrevista exclusiva, Jorginho Mello anuncia novos investimentos para a região

Governador falou sobre a implementação do projeto Faculdade Gratuita e deu detalhes sobre os investimentos anunciados em energia elétrica, saneamento básico e infraestrutura.

 

 

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve em Mafra nesta sexta-feira (7). Em entrevista exclusiva ao Riomafra Mix, o governador falou sobre a implementação do projeto Faculdade Gratuita e deu detalhes sobre os investimentos anunciados pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do Planalto Norte.

 

Uma das principais promessas de campanha do governador, o programa Faculdade Gratuita tem como objetivo proporcionar oportunidade de acesso à educação superior de forma gratuita aos estudantes catarinenses. O governador ressaltou a importância de tornar a educação superior mais acessível, especialmente para aqueles que possuem menos condições financeiras. O projeto prevê que o Estado arcará com os custos da formação dos estudantes, que, por sua vez, retribuirão prestando serviços à sociedade após a conclusão do curso.

 

“Hoje, o pobre só consegue passar em faculdade particular, porque precisa trabalhar pra garantir seu sustento. Quem tem mais condições de vida, não trabalha, tem acesso a cursos, e é sempre quem garante espaço nas universidades federais. Com este projeto, vamos dar oportunidades de acesso aos estudantes. O estado vai investir neles e, depois de formados, eles trabalharão 4 horas e 20 minutos por semana, no mesmo tempo que levaram para se formar, como forma de compensação pela bolsa. Este grande projeto deve ser aprovado já na semana que vem pela Alesc e vai revolucionar Santa Catarina”, disse Jorginho.

 

Durante sua passagem por Mafra, o governador também se reuniu com os prefeitos dos dez municípios que compõem a Associação de Municípios do Planalto Norte (Amplanorte). Jorginho destacou a importância de um diálogo direto e sincero com os prefeitos, visando entender suas necessidades e prioridades para melhorar o desenvolvimento de cada município.

 

“Nós falamos sobre obras, anseios, dificuldades, o que é prioritário e o que não é. Foi uma conversa direta e sincera. Quando você fala com sinceridade, as pessoas entendem, e eu tenho essa responsabilidade de falar a verdade. Temos que começar uma obra e terminar, e não deixar pela metade, como deixou o governo anterior. Comigo não vai funcionar assim. Nós temos reponsabilidade e vamos cuidar bem de Santa Catarina”, afirmou.

 

Em relação aos investimentos, Jorginho Mello anunciou, por meio da Celesc, um pacote de investimentos de R$ 4,5 bilhões para o setor de energia elétrica, visando melhorar a infraestrutura energética do estado e atrair mais empresas e indústrias para a região.

 

Além disso, a Casan fará grandes investimentos em obras de esgotamento sanitário na região e no restante do Estado. Segundo Jorginho, a meta do governo é que 90% dos municípios tenham rede de esgoto até 2033.

 

Outro ponto abordado foi a revitalização de estradas e a destinação de recursos para tapar buracos deixados pela gestão anterior, num montante de mais de R$ 1,3 bilhões. “Nós queremos que o estado cresça e faremos isso com muita coragem”, concluiu o governador.