Frente fria deixa tempo instável e provoca temporais na região

Risco de temporais com chuva volumosa, ventania e granizo é maior na quarta-feira (4).

Foto: Robson Komochena

 

 

Uma frente fria deve deixar o tempo instável e provocar temporais na região no início desta semana. É o que apontam os dados meteorológicos da Epagri/Ciram. Além da chuva, as temperaturas ficam mais baixas durante as manhãs.

 

Nesta segunda-feira (2), o céu fica nublado com risco de chuva isolada no decorrer da tarde. As temperaturas ficam amenas, com mínima de 12°C e máxima de 25°C.

 

A terça-feira (3) será de sol entre nuvens pela manhã. Durante atarde, um cavado (área de baixa pressão) provoca pancadas de chuva isoladas na região. As temperaturas seguem mais baixas ao amanhecer e sofrem rápida elevação no decorrer do dia. Em Riomafra, os termômetros registram mínima de 11°C e máxima de 28°C.

 

Já na quarta-feira (4), o céu fica encoberto e o deslocamento de uma frente fria traz chuva intensa e volumosa para a região. O risco de temporais com granizo é alto, com rajadas de vento de até 60 km/h. As temperaturas diminuem com a cobertura de nuvens e a máxima fica entre 14°C e 21°C.

 

A quinta-feira (5) começa com céu nublado e chuva isolada. O tempo melhora no decorrer e o sol aparece, com o avanço de uma massa de ar seco. Já as temperaturas seguem baixas, com máximas entre 14°C e 20°C.

 

A influência de um cavado volta a causar instabilidade no tempo durante a sexta-feira (6). O céu fica encoberto e chuvoso durante o dia, com risco de temporais localizados com granizo à noite. As temperaturas sobem um pouco e registram máxima de 28°C.

 

Tendência para os próximos dias

Outubro terá indicativo de dias mais úmidos, nublados e com chuva mais frequente e volumosa na região, alternando por dias e períodos de sol com rápida elevação de temperatura. Entre os dias 7 e 8 de outubro, a previsão é de chuva com totais mais elevados. A chance de chuva também é grande entre os dias 12 e 15, devido à influência de cavados.

 

Com informações da Epagri/Ciram.