Frente fria e ciclone extratropical: como fica tempo nesta semana?

Semana será marcada por chuvas intensas, vento e até possibilidade de geada. Veja a previsão.

Clique na foto para assistir as câmeras ao vivo. Foto: Reprodução

 

 

O avanço de uma frente fria por Santa Catarina durante esta segunda-feira (13), favorece a chance de chuvas intensas e temporais no Estado.

 

Nas primeiras horas do dia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo, que vai até a quarta-feira (16). Segundo o aviso, as regiões com maior risco são: Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte.

 

O alerta também inclui o risco de ventos fortes, alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica.

 

Conforme dados da Defesa Civil de Santa Catarina, nesta segunda-feira os ventos se intensificam ao longo do dia, especialmente nas áreas costeiras e serranas, com rajadas de sul entre 50 e 70 km/h.

 

Uma massa de ar frio avança ao longo do dia, provocando declínio das temperaturas e fazendo com que as mínimas sejam registradas durante a noite.

 

A terça-feira (14) inicia com presença de nebulosidade e chuva na região norte catarinense, ainda associada a passagem da frente fria. Entretanto, o sistema se afasta no decorrer do dia, dando espaço a uma massa de ar frio e seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica.

 

A tendência é de tempo nublado, em especial nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e Grande Florianópolis.

 

O declínio das temperaturas passa a ser sentido também no Norte do estado. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 6°C na serra catarinense, variam entre 9 e 11°C no Grande Oeste e Grande Florianópolis e entre 12 e 16°C nas demais regiões.

 

Já na quarta-feira (14), a massa de ar frio e seco se estabelece em Santa Catarina e deve provocar o primeiro evento de geadas amplas e temperaturas mínimas negativas do outono.

 

O sistema de alta pressão associado a esta massa de ar deixa o tempo ensolarado em todo o estado. O dia amanhece com temperaturas mínimas abaixo dos 0°C no Planalto Sul e áreas do Meio-Oeste, onde geadas amplas devem ser observadas. No Extremo Oeste, Oeste e áreas mais elevadas do Alto Vale e na Grande Florianópolis serrana, variam entre 2 e 6°C.

 

Entre a quinta (16) e a sexta-feira (17), novas áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul, que devem avançar em direção às áreas de divisa com Santa Catarina provocando temporais e chuvas pontualmente intensas.

 

Com informações da Defesa Civil de SC.