Frente fria e ciclone extratropical trazem chuvas volumosas e frio para a região
Com acumulados de 50 milímetros por dia, risco é moderado a alto para ocorrências de alagamento e deslizamento.
Uma frente fria e um ciclone extratropical deixam o tempo chuvoso e frio no decorrer da semana. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, são esperadas chuvas volumosas e temperaturas abaixo dos 15°C na região.
Confira a previsão do tempo completa para a semana:
Nesta segunda-feira (12), o tempo fica chuvoso e frio na região, com máximas que não ultrapassam os 15°C. Em Riomafra, o volume de chuva chega a 50 milímetros, mas o risco é moderado para ocorrências de alagamento e deslizamento.
O tempo segue encoberto na terça-feira (13) com predomínio de chuva e acumulados de 30 milímetros na região. O frio fica ainda mais intenso em todo o estado e as mínimas marcam entre 7°C e 10°C. Na serra catarinense, há risco de congelamento de pistas.
A chuva volta a ganhar força na quarta-feira (14) e o volume chega a 51 milímetros em Riomafra. A frente fria que atinge a região somada à umidade que sopra do oceano para o continente, deixa o tempo propício para ocorrências de alagamento, enxurradas e deslizamentos. A sensação ainda é de frio, com temperaturas abaixo entre 8 a 12°C.
No decorrer de quinta-feira (15), a formação de um ciclone extratropical intensifica as chuvas e provoca ventos intensos na região. O acumulado de chuva chega a 50 milímetros e o risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. As temperaturas seguem baixas e não passam dos 13°C.
Com o afastamento do ciclone extratropical, o tempo melhora a partir de sexta-feira (16), quando a chuva dá uma trégua. As temperaturas seguem baixas, registrando mínima de 8°C e 13°C.
Tendência para os próximos dias
Entre os dias 17 a 19 de junho, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas ficam mais amenas, devido a uma massa de ar seco e frio, em deslocamento para o oceano. Nos dias 20 e 22, volta a ocorrer chuva na região, devido a um cavado (área de baixa pressão) e a chegada de uma nova frente fria. Depois disso, o tempo fica mais firme em quase todo o estado, devido à circulação marítima.
Com informações da Epagri/Ciram.