Golpistas se passam por lanchonetes e pizzarias no WhatsApp; entenda

Ao enganar clientes, criminosos pedem que “pedidos” sejam pagos antecipados, somente via Pix, alegando algum problema para receber em espécie ou no cartão.

Foto: Robson Komochena

 

 

Nem a pesquisa no Google está livre da ação de golpistas virtuais.

 

Nos últimos dias, uma nova modalidade de estelionato tem se tornando frequente e feito muitas vítimas em Rio Negro, Mafra e toda a região.

 

Criminosos estão sugerindo alterações do número telefônico de empresas nas buscas do Google. Em alguns casos, quando a requisição da mudança é aceita pela plataforma de buscas, os golpistas colocam um número falso, com uma conta de WhatsApp.

 

Com a alteração das informações do Google, os criminosos facilmente se passam pelas empresas alvo. A forma de estelionato sempre é a mesma: pedido de pagamento somente antecipado via Pix, alegando algum problema para receber em espécie ou no cartão.

 

O alvo preferido são pizzarias e lanchonetes, mas problema já foi relatado por empresários de lojas de materiais de construção e até uma cerâmica. Nos casos de lanchonetes, são enviados cardápios genéricos, sem nome ou logomarca das empresas, já que o mesmo contato tem se passado por mais de uma empresa.

 

Segurança dos dados

Uma das formas mais seguras de garantir os dados reais e sempre atualizados nas plataformas de busca, é a contratação de uma agência especializada.

 

Em Riomafra, a agência de publicidade Vem! possui um time focado na análise diária dos dados e segurança das redes sociais dos clientes.

 

“Cada dia mais, estamos atentos às formas que os golpistas renovam suas estratégias, para prever e proteger nossos clientes dessas ações criminosas”, pontou Jesley Dias, analista de marketing da Vem!.

 

Como denunciar

A Polícia Civil alerta que empresários e consumidores devem registrar Boletim de Ocorrência, com o maior número de detalhes, principalmente o número falso.

 

Tanto no Paraná, quando em Santa Catarina, é possível registrar um BO online: Boletim em SC | Boletim no PR.

 

Matéria alterada

O texto foi alterado após a publicação para alteração de foto e correções pontuais.