Junho começa com frente fria e chuvas; veja a previsão

Fenômeno ainda deve provocar pancadas de chuvas isoladas, segundo a Defesa Civil.

Foto: Robson Komochena

 

 

A semana começa com muitas nuvens nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, devido a uma frente fria que avança pelo estado vizinho com fraca intensidade.

 

A partir da tarde desta segunda-feira (3), há condições para pancadas de chuva e temporais muito isolados, principalmente entre o Meio-Oeste e Litoral.

 

Na retaguarda da frente fria, avança uma massa de ar seco e frio, que estabiliza o tempo e declina as temperaturas a partir do oeste, fazendo com que a noite seja mais fria que o amanhecer nas áreas de divisa com o estado gaúcho.

 

Na terça-feira (4) a frente fria se afasta gradativamente de Santa Catarina, mas ainda mantém a cobertura de nuvens do centro ao leste do Estado e favorece a ocorrência de chuva fraca e isolada no Litoral e áreas próximas. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

A massa de ar frio volta a deixar o amanhecer mais frio, com temperaturas mínimas entre 4 e 10°C no Planalto Sul, Meio-Oeste, Litoral Sul e Florianópolis, e de 8 a 14°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 22 a 24°C no Extremo Oeste e Oeste e de 14 a 19°C no restante do Estado.

 

Para quarta-feira (5), a previsão é de tempo estável em Santa Catarina, com presença de sol entre algumas nuvens na maioria das regiões. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

No amanhecer as temperaturas mínimas variam entre 6 e 9°C no Meio-Oeste e os planaltos e de 10 a 14°C nas demais regiões.

 

Já quinta e sexta-feira (dias 6 e 7), a massa de ar seco e frio perde força, mas ainda mantém o tempo firme em todas as regiões. As temperaturas se mantêm estáveis nas madrugadas e se elevam gradativamente nas tardes, com as máximas se aproximando dos 27°C no Grande Oeste e Litoral.