Mafra e Itaiópolis integram roteiro turístico do Planalto Norte

Projeto busca impulsionar o desenvolvimento sustentável do turismo catarinense e contribuir para a retomada do setor.

Mafra. Foto: Divulgação

 

 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do turismo em Santa Catarina e contribuir para a retomada do setor, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está investindo R$ 1,8 milhão em um projeto que cria rotas e roteiros turísticos em 14 cidades do estado. Essa iniciativa conta com a parceria fundamental da Instância de Governança Turística Caminhos do Contestado, prefeituras e associações da região.

 

As cidades de Mafra, Itaiópolis, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Timbó Grande, Três Barras, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá serão contempladas pelo projeto, que busca fortalecer o setor turístico local. A implantação de rotas e roteiros turísticos permitirá que essas cidades ofereçam destinos atrativos, organizados e capazes de atender às necessidades e expectativas dos turistas.

 

Itaiópolis

 

O Sebrae subsidiará 80% do valor do projeto, enquanto os outros 20% serão de responsabilidade das prefeituras, com exceção de Canoinhas, onde as empresas farão a adesão por meio da Associação Empresarial do município.

 

A implantação do projeto de rotas e roteiros turísticos terá quatro etapas em cada uma das cidades participantes. A primeira etapa começou em 2022 com a proposta de identificar o potencial turístico da região, fazer o mapeamento georreferenciado da oferta turística e sensibilizar os profissionais do setor.

 

Este ano, teve início a etapa de desenvolvimento de produtos, na qual foram definidos produtos e serviços que farão parte da rota turística.

 

Posteriormente, será realizada a formatação da rota turística, com integração da oferta turística da área. E por fim, a etapa de instrumentos de comunicação e comercialização concentrará esforços no desenvolvimento de ações fundamentais para promover e comercializar a rota junto a agências de viagem e turistas autoguiados. O objetivo é aumentar o número de visitantes e, consequentemente, o faturamento dos empreendimentos locais.