Mafra está entre as cidades com o Censo 2022 atrasado; apenas 42% concluído

Em Itaiópolis, 61,14% dos setores estão concluídos e outros 29,87% em andamento.

Foto: Divulgação

 

 

Mafra e Itaiópolis, entre outras cidades do Norte de Santa Catarina, estão correndo contra o tempo para concluir o Censo 2022 dentro do prazo. Inicialmente, a aplicação dos questionários terminaria em 31 de outubro, mas o prazo foi adiado para o início de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os municípios foram divididos em setores censitários para aplicação dos questionários. Em Itaiópolis, os recenseadores realizaram entrevistas em 61,14% dos setores, enquanto 29,87% estão em andamento e 8,99% ainda não foram iniciados.

 

Em Mafra, no entanto, a situação está mais crítica. O município concluiu as entrevistas em apenas 42% dos setores, enquanto 47,9% estão em andamento e 10,1% ainda não foram iniciados.

 

Apenas três cidades do Norte de Santa Catarina estão com todos os setores concluídos ou, pelo menos, iniciados. Em Irineópolis, os recenseadores terminaram as entrevistas em 80% dos 30 setores, enquanto os outros 20% já estão em andamento.

 

Em Três Barras e Garuva também não há mais setores para iniciar. As duas cidades estão com 42,9% e 41,5% dos setores concluídos, respectivamente. Os demais estão com a aplicação dos questionários em andamento.

 

O novo prazo estabelecido pelo IBGE alivia o calendário de algumas cidades que estavam abaixo da média estadual e nacional na coleta dos dados da população. Porém, ainda será necessário acelerar a aplicação dos questionários para concluir até dezembro. Segundo o IBGE, um dos motivos para o atraso é a falta de recenseadores para realizar o trabalho.