Na Páscoa, artesãs apostam na felicidade trazida pelo chocolate

Mesmo com a cautela de muitos consumidores para a realização das compras de Páscoa, muitos comerciantes têm realizado vendas e conquistado fidelização de públicos através das encomendas online.

O isolamento social imposto aos brasileiros e a diversos segmentos do comércio nas últimas semanas anunciava que as vendas de páscoa deveriam apresentar queda neste ano. Essa previsão foi confirmada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta segunda-feira, que previu a queda histórica do setor este ano, estimada em 31,6%. O faturamento nacional de uma das datas mais importantes do comércio deve cair quase R$ 1 bilhão neste ano, se comparado a 2019.

No entanto, o cenário adverso não intimidou empresárias riomafrenses que trabalham com chocolates artesanais. Mesmo com a cautela de muitos consumidores para a realização das compras de Páscoa, muitos comerciantes têm realizado vendas e conquistado fidelização de públicos através das encomendas online.

Para muitos artesãos, o chocolate não representa apenas uma oportunidade de vendas nessa época, mas uma pequena fonte de alegria em tempos de confinamento. “Chocolate é felicidade”, diz a artesã Denise da Silva Sant'ana Pickcius. O trabalho que começou com vendas de pirulitos de chocolate porta a levou a criar a Denise Chocolates e, há seis anos ela se tornou uma empreendedora do segmento.

Denise conta que desde que criou a empresa, as vendas são realizadas através das redes sociais. Como realiza vendas o ano todo, a diversificação de opções e novidades também estimulam as vendas, mesmo fora da temporada de Páscoa. “Com o problema do isolamento social, os clientes fidelizados ficaram mais evidentes, este foi um ano em que houve encomendas de quem já conhece o meu trabalho”, observa. Ela conta que recebeu encomendas até esta segunda-feira e, a partir da terça (07) passará a disponibilizar produtos em pronta entrega.

Para quem não abre mão do chocolate na celebração pascal, a empresária reforça o significado que o doce adquire neste ano em particular. “O chocolate é um encantamento que nos remete à infância, à doçura, às cores e à felicidade da Páscoa. É importante não deixar morrer o sentimento do renascimento nas crianças, da celebração, da magia causada pelo ovo de chocolate”, ressalta.

A artesã Karine Aparecida Pontes da Silva concorda com Denise e aposta no sentimento de satisfação que o chocolate traz nas celebrações. “Usar produtos de qualidade e uma pitada de amor faz toda diferença”, diz.

Ela trabalha há seis anos com a produção de ovos recheados para a Páscoa e conta que mesmo com a redução nas vendas esse ano, apostou nos clientes fidelizados. Segundo ela, os preferidos dos clientes são o ovo de leite ninho com nutella e as trufas. A expectativa esse ano é por encomendas também fora de época, tendo em vista que muitas pessoas estão inseguras quanto às despesas. “Ano passado já trabalhei com encomendas depois da Páscoa, pois muitas pessoas provaram e quiseram mais”, observa.

Apesar das previsões de redução nas vendas, as empresárias vem mantendo a procura dos clientes através de encomendas via whatsapp e facebook e facilitando a entrega diretamente ao consumidor.  “Aqueles que realizaram encomendas, não precisarão se preocupar com a questão do isolamento social, pois continuaremos a realizar as entregas que são combinadas também através das redes sociais”, ressalta Denise.