Nível do rio Negro passa de 9 metros

Cerca de 640 pessoas já tiveram que deixar suas casas em Riomafra.

Foto: Robson Komochena

 

 

O nível do rio Negro continua subindo e ultrapassou 9 metros na noite deste sábado (7).

 

Às 7 horas deste domingo (8), a leitura indicava de 9,15 metros, com uma vazão de 503 m³/s.

 

No início da madrugada, a elevação do nível do rio era de 1 centímetro por hora, mas apresentou considerável redução. Entre as leituras das 5 e 6 horas, foi registrado 4 milímetros de aumento. Já das 6 para às 7 horas, foram 2 milímetros de elevação.

 

Mais de 400 pessoas desabrigadas em Mafra

De acordo com a última atualização da Prefeitura, gerada no início da madrugada, cerca de 410 pessoas estão desabrigadas em Mafra.

 

180 pessoas foram realocadas nos ginásios do Cemma e Wilson Buch, e na escola Jovino Lima. As demais, seguiram para abrigos de terceiros.

 

Conforme dados da Defesa Civil, existem oito pontos de alagamento em Mafra: Vila Solidariedade, Vila Ferroviária, Buenos Aires, Campo da Lança, Maurício Caillet, Bituvinha, Rio Preto e Bela Vista do Sul.

 

As pontes sobre o rio da Lança, nas ruas São João Maria e Annies Gualberto, e sobre o rio Bandeira, na Vila Ivete, estão interditadas.

 

230 pessoas desabrigadas em Rio Negro

Já em Rio Negro, o último balanço, também gerado no início da madrugada, indica que cerca de 230 pessoas já foram afetadas pela enchente nas vilas Paraíso, Paraná, Jardim Zelinda e Volta Grande.

 

Segundo a Defesa Civil, 20 famílias estão abrigadas no Ginásio José Müller, totalizando 67 pessoas.

 

Outras 7 famílias, em torno de 17 pessoas, foram acomodadas no ginásio do Colégio Caetano, enquanto 60 famílias, em torno de 150 pessoas, foram para casas de terceiros.

 

Como acionar a Defesa Civil?

Em Mafra, a Defesa Civil está atendendo pelo WhatsApp (47) 99258 -9112.

 

Já em Rio Negro, o contato da Defesa Civil via WhatsApp é (47) 99171-1778.